Sequestro de carbono florestal

As atividades humanas, tais como a queima de combustíveis fósseis e queimadas em campos e florestas, são as principais fontes de poluição atmosférica. Elas liberam anualmente bilhões de toneladas, incluindo gases do efeito estufa. Um dos principais responsáveis pelo aumento do efeito estufa é o gás carbônico, o qual impede a radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre de se dissipar. Sua quantidade na atmosfera vem aumentando desde a Revolução Industrial como resultado do aumento das atividades humanas que causam poluição atmosférica, principalmente a queima de combustíveis fósseis. 
Uma forma de controle da concentração desse gás é o processo chamado de sequestro de carbono. Ele consiste na absorção de grandes quantidades de carbono da atmosfera na forma de CO2 ou outros compostos que têm potencial imediato para se tornar gás carbônico. O sequestro de carbono ocorre naturalmente através da absorção e armazenamento em longo prazo pelas plantas, nos solos, nas formações geológicas e no oceano. 
Os principais agentes do sequestro de carbono são os organismos fotossintetizantes, como plantas, algas e bactérias. Esses organismos absorvem o CO2 atmosférico para a realização da fotossíntese, utilizando o carbono para a fabricação de moléculas orgânicas. Os ecossistemas florestais são grandes locais de sequestro de carbono. Suas árvores, principalmente em fase de crescimento, demandam uma quantidade muito grande desse elemento para se desenvolver. Cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver de 150 a 200 toneladas de carbono. O tronco de uma árvore é composto por cerca de 80% de carbono e uma única árvore pode ser capaz de absorver 180 quilos de CO2. 
Os oceanos também se mostram como um dos lugares mais promissores para o sequestro de carbono, já que cobrem a maior parte da superfície da Terra. Atualmente, eles retiram da atmosfera cerca de 1/3 do carbono emitido pelas atividades humanas. Assim, o processo natural de fotossíntese, seja em ecossistemas terrestres ou aquáticos, ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 na atmosfera. 

Fonte:
1)    https://www.infoescola.com/ecologia/sequestro-de-carbono/;

 

Publicidade

Veja também