Em Presidente Prudente, o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), órgão ligado à Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), recolheu, na manhã de terça-feira, cerca de 130 quilos de carne que seriam destinados ao preparo de subprodutos (linguiças e kaftas) de maneira irregular. A apreensão foi feita em um estabelecimento na zona oeste da cidade.
Os envolvidos foram notificados e orientados pela equipe do SIM. A mercadoria, por sua vez, foi descartada de forma apropriada, seguindo normas da legislação. A quantidade de carnes estava sendo transportada de forma imprópria, sem refrigeração, desrespeitando as normas de armazenamento e higiene, além de não haver autorização para manipulação no local.
Foto: Cedida - Carnes estavam sendo manejadas de forma imprópria
De acordo com a Prefeitura, o SIM atua de forma ativa em 180 estabelecimentos que manipulam produtos de origem animal, como ovos, leite, carne, mel e pescados, fazendo visitas mensais, em caráter de fiscalização e orientação. "O serviço garante à população a inocuidade nos alimentos desse segmento, levando segurança ao lar da comunidade prudentina", defende.
Segundo o titular da Seagri, Mauricio Nabhan, "o trabalho de fiscalização ativa do SIM é imprescindível", pois evita danos à saúde da população, desde infecções alimentares a outros agravos, referentes ao consumo de produtos impróprios, inadequados, ou sem procedência.
Serviço
Interessados em obter informações, fazer denúncias ou tirar dúvidas podem entrar em contato com o SIM pelo telefone 3247-7357. O atendimento presencial ocorre na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, localizada no Recinto de Exposição Jacob Tosello.