Sesau se reúne com instituições na busca de ações contra dengue

Objetivo é reativar Comitê de Enfrentamento à Dengue, instituído pela primeira vez em 2014

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/04/2022
Horário 10:02
Foto: Marcos Sanches/Secom
Secretária da Sesau, Márcia Dantas, mencionou sobre a importância da ação em conjunto
Secretária da Sesau, Márcia Dantas, mencionou sobre a importância da ação em conjunto

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente se reuniu com secretarias municipais, instituições e membros da sociedade civil, como entidades, instituições e empresas, para ouvir, discutir e elaborar ideias e ações conjuntas, visando à retomada do Comitê de Enfrentamento à Dengue, para traçar ações contínuas de controle da doença. A reunião foi liderada pela secretária da Sesau, Márcia Lima Dantas, pela coordenadora técnica de saúde da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Vânia Maria Alves Silva, e pela supervisora da VEM, Elaine Bertacco. O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira, no auditório da Prudenprev.
A secretária da Sesau, Márcia Dantas, mencionou sobre a importância da ação em conjunto. “Esse é o motivo de estarmos reunidos hoje [quarta], para que possamos nos antecipar. Dengue é prevenção. É quintal limpo, é educação, é trabalho em conjunto”, declarou.
Vânia Maria Alves, coordenadora técnica em saúde da VEM, apresentou a estrutura administrativa que comporá o Comitê de Enfrentamento à Dengue. Ficou acordado que os membros serão definidos na próxima reunião. “Fazer funcionar, esse é nosso objetivo”.
O cenário atual da dengue no município também foi apresentado pela supervisora da VEM, Elaine Bertacco, além dos destaques desde o registro do primeiro caso, em 1996. “Ao todo, são 261 casos positivos em 2022, sendo 101 na área 1, que compreende bairros como Vale do Sol, Ana Jacinta e Vista do Vale, na zona sul do município”.

Foto: Marcos Sanches


Elaine Bertacco abordou cenário atual da dengue no município

Ação no feriado prolongado

Dando sequência aos trabalhos de BBC (bloqueio e nebulização contra os criadouros) do mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Epidemiológica Municipal realizará ações durante o feriado prolongado.
Para esta ação, foram escolhidas as regiões do Jardim Caiçara, com nebulização na Apec, BCC na Cidade Universitária, Jardim Balneário, BCC, borrifação e LVA no III Milênio, nebulização no cemitério e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), BCC no Bongiovani, Balneário e Jequetibás II, nebulização na Escola Municipal Maria Luiza Bastos, Escola Municipal Góes Brandão e Tiro de Guerra.

SAIBA MAIS
A reunião contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Clélia Tomazini, da presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues, do secretário adjunto da Sesau, Marco Aurélio Lúcio, do assessor da Sesau, Jefferson Saviolo, do supervisor médico da Sesau, Glauco Bazzo, do presidente da Câmara, Demerson Dias (PSB) e da vereadora Miriam Brandão Ribeiro (Patriota). Os vereadores William César Leite (MDB) e Nathália Gonzaga da Santa Cruz (PSDB) foram representados por seus assessores.
Também estiverem presentes, por meio de representantes, a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal, Diretoria de Ensino, Prudenco, Secen (Superintendência de Controle de Endemias), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sintrapp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Prudente e Região), Maçonaria (Loja Imperial), GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) e Conselho de Pastores de Presidente Prudente.

Foto: Marcos Sanches


Vânia apresentou estrutura administrativa que comporá o Comitê de Enfrentamento à Dengue

CONFIRA TAMBÉM:

VEM de Prudente inicia bloqueio contra criadouros da dengue na região do Jardim Caiçara

PP soma 134 casos de dengue em 2022; ação de bloqueio tem início neste fim de semana

Levantamento aponta risco de surto de dengue em Prudente

Publicidade

Veja também