Sesc e Senac realizam ato público no centro de Prudente contra corte de verbas

Instituições percorreram calçadão sensibilizando e colhendo assinaturas do público e dos trabalhadores do comércio contra projeto de lei que tramita no Senado

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/05/2023
Horário 18:13
Foto: Estevão Salomão/Sesc Thermas
Ato público contra desvio de recursos do Sesc e Senac ocorreu nesta terça, no centro de Prudente
Ato público contra desvio de recursos do Sesc e Senac ocorreu nesta terça, no centro de Prudente

Sesc (Serviço Social do Comércio) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Presidente Prudente realizaram, na tarde desta terça-feira, um ato público contra o PLV (projeto de lei de conversão) 09/2023, que pretende repassar parte da arrecadação destinada a estas instituições para financiar as atividades da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) na promoção internacional do turismo do Brasil. 

Trabalhadores das instituições, bem como frequentadores, alunos, artistas e parceiros da população em geral se juntaram para percorrer o calçadão central de Prudente para, ao mesmo tempo em que levavam números circenses e artísticos, sensibilizar o público e os trabalhadores do comércio sobre o projeto e as consequências para as ações de Sesc e Senac caso ele seja aprovado. 

Na ocasião, foram coletadas assinaturas para o abaixo-assinado contra o desvio de 5% dos recursos do Sesc e do Senac para a Embratur, documento que conta com mais de 660 mil adesões, para dar sustentação aos argumentos contrários à aprovação. Os interessados ainda podem assinar a petição a favor das instituições no site cnc.portaldocomercio.org.br/sousescsenac.

A mobilização em Prudente fez parte de uma ação nacional, denominada “Dia S”, que ocorreu nesta terça-feira com atos públicos em todas as capitais do país e em diversas cidades do interior. “É importante que esta mobilização possa se multiplicar e gerar o resultado esperado junto aos parlamentares para que o trabalho de mais de 70 anos destas entidades continue a ser valorizado e incentivado”, frisa a gerente do Sesc Thermas de Prudente, Fabíola Gaspar das Dores.

“É um princípio que, se mantido, pode trazer consequências graves para operação do Sesc e do Senac em todo o país”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc-SP. “Recursos recolhidos para estas entidades têm uma destinação no atendimento às trabalhadoras e trabalhadores do setor do comércio de bens, serviços e turismo e, claro, à comunidade em geral. Esse atendimento é parte de um conjunto de direitos que lhe são assegurados por uma ação integral, um acordo entre o empresariado do setor e o governo federal que visa o bem-estar dos beneficiários, ao proporcionar acesso aos ambientes e programas que lhes oferecem qualidade de vida e a oportunidade para o exercício pleno da cidadania”, reitera.

A PLV 09/2023 tramita neste momento no Senado Federal e está pautada para discussão e votação nesta quarta-feira.

Sesc em Prudente

Em junho, o Sesc completa 16 anos de atuação com a unidade em Prudente, mas a relação da instituição com a cidade é antiga: começa em 1958, quando inaugurou no município o Centro Social José Ribeiro Villela, atuando em programas de odontologia, assistência a gestantes, cursos populares, centro infantil, nucleação de grupos de empresa e, principalmente, incentivo à formação e capacitação de grupos de teatro amador.

A partir de 1966, a sede fixa deu lugar às ações por meio das Unimos (Unidades Móveis de Orientação Social do Sesc), em conjunto com o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), entidades, órgãos públicos e voluntários da cidade e região. Essas “viaturas” eram equipadas com materiais esportivos e culturais, atuando no interior do Estado, incluindo Prudente, até 1976.

Em 29 de novembro de 2006, após entendimentos com autoridades locais e com o apoio do Sincomércio, foi ratificada a doação para o Sesc das instalações de toda a área do Balneário Municipal Thermas de Presidente Prudente, localizada no Jardim das Rosas. Após obras de infraestrutura e melhorias do local, em 16 de junho de 2007 foi inaugurada a unidade do Sesc Thermas de Prudente, que fica na Rua Alberto Peters, 111.

A unidade prudentina do Sesc tem hoje cerca de 30 mil credenciados e recebe mensalmente cerca de 20 mil pessoas para suas atividades, que são majoritariamente gratuitas e abertas à toda comunidade.

Com uma área total de cerca de 36 mil metros quadrados, sendo 33 mil metros de área verde, o Sesc Thermas tem um bosque com pista de caminhada, quadras esportivas e é o único no Estado com águas naturalmente termais nas piscinas. Também é a única unidade a oferecer um serviço de fisioterapia para pacientes encaminhados exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Com o apoio dos Sincomércios e das prefeituras municipais da região, o Sesc Thermas ainda expande sua atuação para além da unidade em Prudente. Seja com o Circuito Sesc de Artes, que passa anualmente por seis cidades do oeste paulista levando ações culturais, seja por meio de ações artísticas ou esportivas que percorrem cidades da região.

Publicidade

Veja também