Sesc faz "Sexta do Samba”, projeto inédito na unidade

Serão oito apresentações, gratuitas, que celebram o centenário do gênero, no país este ano; quatro dos shows são de artistas locais

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 07/01/2016
Horário 04:00
 

O Sesc Thermas de Presidente Prudente promete um janeiro e fevereiro "dançante", pra lá de animado para quem curte e mesmo quem não tem samba no pé, mas traz o ritmo no coração, não vai ficar parado. A partir de amanhã, aproveitando o clima pré-carnaval, tem início o projeto inédito "Sexta do Samba" que agitará os finais de semana da unidade, com shows gratuitos, todas as sextas-feiras, às 20h, na Área de Convivência, nestes dois meses. Serão oito apresentações gratuitas que celebram o centenário do samba no país este ano, com todo o gingado dos tambores, cavaquinhos, pandeiros e repiques. Os quatro primeiros shows são de artistas locais.

E dando a largada com brilhantismo total vem com tudo o grupo prudentino comandado pela "goelinha" de ouro a vocalista Elly Guimarães e banda composta pelos músicos Luiz Ramos (violão sete cordas), Kako da Cuíca (cuíca), Sérgio Duran (pandeiro), Fábio Guile (surdo), Ulisses Souto (cavaco), Gildinho (bateria) e Marlon Camatari (trompete) apresentando o show Samba de Boteco, uma produção do Clube do Meio Artístico.

Jornal O Imparcial Fina Estampa é atração dia 15 com show nostálgico "Viagem no Tempo do Samba"

De acordo com a sambista, no palco o grupo apresentará ao público o melhor do samba. Uma homenagem aos grandes compositores com seus clássicos, como: Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Clara Nunes, entre outros. "Serão mais de 20 músicas em que sabendo ou não sambar quem estiver no Sesc não vai deixar de se embalar nesse gênero da nossa música brasileira. Samba está na alma. Está no sangue do brasileiro. Esse projeto nos dá orgulho e emociona porque é a realização de um sonho que todo músico deseja: ter o reconhecimento do seu trabalho, a começar por onde mora. Agradecemos ao Sesc pela sensibilidade e retribuiremos com um belíssimo show", promete Elly Guimarães.

Lembrando que a classificação indicativa é de 18 anos. A entrada de menores será permitida apenas se acompanhados de responsável legal, com documentação oficial de ambos.

 

Proposta             

De acordo com André Luis Locateli, 37 anos, técnico de programação da unidade, este é o primeiro ano do projeto que além de celebrar os 100 anos do centenário apresenta representantes do ritmo, genuinamente brasileiro, para colocar todo mundo para dançar.

"Eu particularmente, sempre senti e sinto a falta de um local específico para se ‘dançar’ o samba. E a proposta deste projeto é exatamente transformar a área de convivência em um salão dessa dança maravilhosa. É impressionante como esse ritmo contagia qualquer um, como eu que não sambo nada . E evidenciar o trabalho de qualidade que estes artistas prudentinos realizam é uma obrigação nossa", pontua o técnico.

 

Programação


Nas próximas sextas-feiras, estarão no palco os também prudentinos: no dia 15 o grupo Fina Estampa com o show nostálgico "Viagem no Tempo do Samba"; dia 22, a delicadeza de Adriana Cavalcanti com a potência de sua voz que celebra a obra de "Cartola e a Velha Guarda do Samba", e dia 29, com louvor, Ulisses Souto fechando a programação de janeiro.

Em fevereiro, no dia 5, de São José do Rio Preto vem Zeca Barreto e a Sambíssima Trindade recordando os eternos gênios Noel Rosa, Cartola e Paulinho da Viola. No dia 12, grupo paulistano Doente do Pé; dia 19 Jaqueline Cardoso, também de Rio Preto e finalizando, no dia 26 Regina Dias de São Carlos.

 

SAIBA MAIS

SAMBA

André salienta que o samba tem sua raiz nos batuques trazidos pelos africanos que aqui no Brasil chegaram e foram feitos escravos. Nas senzalas eles desenvolveram o gênero musical que se tornou uma das manifestações mais importantes e reconhecidas da cultura do país, que atrai milhões de turistas, pelo charme e suingue. "O samba é patrimônio cultural do Brasil que literalmente, celebra a dança", frisa André.
Publicidade

Veja também