Sesc realiza sessão de cinema com trilha sonora executada ao vivo em piano

Cinepiano é um projeto no qual Tony Berchmans sonoriza com sincronismo as cenas do filme; neste caso, o longa “O homem mosca”

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 23/04/2023
Horário 08:30
Foto: Divulgação / Alexia Santi
Tony Berchmans sonoriza com o piano, através da arte da improvisação e da técnica de sincronismo, a exibição do filme mudo “O homem mosca”
Tony Berchmans sonoriza com o piano, através da arte da improvisação e da técnica de sincronismo, a exibição do filme mudo “O homem mosca”

Performado mais de 150 vezes no Brasil e em vários países da Europa, o Cinepiano chega ao Sesc Thermas de Presidente Prudente nessa terça-feira, às 20h30, na Área de Convivência. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir das 12h do dia da apresentação por meio do app Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/prudente ou pessoalmente no Sesc.
No espetáculo, Tony Berchmans sonoriza com o piano, através da arte da improvisação e da técnica de sincronismo, a exibição do filme mudo “O homem mosca”. O concerto propõe uma nova forma de se assistir a clássicos do cinema. Nele, o artista narra cenas e sons com precisão através de sua música, ajudando a contar a história e trazendo dramatização para a exibição.
A inspiração para criar o Cinepiano veio quando, em 2008, Tony assistiu à uma apresentação do pianista Bob Mitchell, na ocasião com 96 anos, no Silent Movie Theater em Los Angeles (EUA), na qual o artista criava uma trilha sonora com piano ao vivo e que acompanhava a exibição de dois filmes mudos. Em 2011 a ideia saiu do papel e, desde então, vem sendo apresentada pelo mundo afora. MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), Teatro Porto Seguro, Sesi (Serviço Social da Indústria), Mostra Internacional de Cinema de SP, Teatro Amazonas, Teatro Faap, NATTJazz (Tradicional festival de Jazz da Noruega), o TIFF (Transilvania International Film Festival) - maior evento de cinema da Romênia, o Wide Skies Film Festival (Hexham - Inglaterra) e o Cinema Museum, de Londres são algumas das casas onde o concerto já passou.

Um pouco mais sobre o filme

O filme a ser exibido juntamente com o concerto é o clássico estadunidense “O homem mosca”, dirigido por Fred C. Newmeyer e Sam Taylor.
O longa conta a história de um homem do interior que se muda para a cidade grande com a esperança de buscar a namorada e se casar com ela. Berchmans é referência na literatura sobre música de cinema, sendo autor do livro “A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema”. É compositor, produtor musical, professor, pianista, engenheiro de formação e pós-graduado em comunicação pela ESPM-SP, além de ter uma extensa atuação no mercado de produção fonográfica.

SERVIÇO
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente.

 

 

Publicidade

Veja também