Sesc Thermas completa 15 anos de atuação em Prudente e região 

Com trabalho voltado ao fomento da cultura, educação, esporte, lazer e saúde, unidade oferece atividades gratuitas à população

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/06/2022
Horário 04:00
Foto: Maycon Morano
Sesc Thermas completa 15 anos em Prudente
Sesc Thermas completa 15 anos em Prudente

Há quem se deleite nas águas termais; tem quem contemple o verde do bosque; muitos aproveitam as ofertas de shows e espetáculos; existe quem só queira brincar; e há também quem busque saúde. E para todas essas pessoas, há o Sesc Thermas de Presidente Prudente, que completa neste mês 15 anos de atuação no município e região. 
Pautado em proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do setor, o Sesc (Serviço Social do Comércio) tem como marca no Estado de São Paulo a intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, bem como no incentivo à prática de atividades físicas, à saúde e à educação não formal. 
Nestes 15 anos da unidade Sesc Thermas em Presidente Prudente, são registradas as mais variadas memórias, de diversas pessoas e idades, nos mais diferentes gêneros.  
“Essa pluralidade é exatamente o que representa o Sesc, na sua missão e em seu propósito. A gente oferece o Thermas do Rock, faz shows e espetáculos diversos, mas também temos o Sesc Verão e o Dia do Desafio, assim como programas regulares que visam à qualidade de vida. Temos tratamento odontológico, fisioterapia... Nossa missão é primordialmente educativa, e nossa programação diversa nestes 15 anos evidencia o olhar plural para o acesso à cultura, ao esporte, à saúde e ao lazer em que acreditamos”, explica a gerente do Sesc Thermas, Fabíola Gaspar das Dores. 

Foto: Marco Rotta

Entre atendimentos oferecidos, estão os odontológicos

Foto: Estevão Salomão

Thermas do Rock: evento muito aguardado pela comunidade

Foto: Thiago Ferri

Fabíola: "Nossa missão é primordialmente educativa"

A unidade prudentina do Sesc tem hoje cerca de 20 mil credenciados e recebe mensalmente aproximadamente 10 mil pessoas para suas atividades. “Vale destacar que a grande maioria dessas atividades é gratuita e aberta à toda comunidade. O Sesc em si é aberto. Toda comunidade pode entrar em nossas dependências, passear no bosque, assistir a um show no sábado, se apropriar do espaço e das ações”, destaca Fabíola. 
Com uma área total de cerca de 36 mil metros quadrados, sendo 33 mil metros de área verde, o Sesc Thermas tem um bosque com pista de caminhada, quadras esportivas e é o único no Estado com águas naturalmente termais nas piscinas. 
Também é a única unidade a oferecer um serviço de fisioterapia para pacientes encaminhados exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Temos ciclos semestrais de atendimento fisioterápicos. Em cada um deles, atendemos cerca de 200 pessoas, com tratamento em solo e nas águas termais, para buscar a reabilitação e melhora na condição desse paciente”, descreve o gerente-adjunto do Sesc Thermas, João Roberto Vicentini. 

Foto: Thiago Ferri

Vicentini: "Temos ciclos semestrais de atendimento fisioterápicos"

Foto: Estevão Salomão

Fisioterapia promove reabilitação e melhora na condição dos pacientes

Com o apoio dos Sindicatos do Comércio Varejista e das prefeituras da região, o Sesc Thermas ainda expande sua atuação para além da unidade em Presidente Prudente. Seja com o Circuito Sesc de Artes, que passa anualmente por seis cidades do oeste paulista levando ações culturais, seja por meio de ações artísticas ou esportivas que percorrem cidades da região. 

Vínculo antigo

A relação do Sesc com a cidade de Presidente Prudente começa em 1958, quando inaugurou no município o Centro Social José Ribeiro Villela, atuando em programas de odontologia, assistência a gestantes, cursos populares, centro infantil, nucleação de grupos de empresa e, principalmente, incentivo à formação e capacitação de grupos de teatro amador.   
A partir de 1966, a sede fixa deu lugar às ações por meio das Unidades Móveis de Orientação Social do Sesc, as Unimos, em conjunto com o Sindicato do Comércio Varejista, entidades, órgãos públicos e voluntários da cidade e região.  Essas “viaturas” eram equipadas com materiais esportivos e culturais, atuando no interior do Estado, incluindo Prudente, até 1976.  
Em 29 de novembro de 2006, após entendimentos com autoridades locais e com o apoio do Sincomércio, foi ratificada a doação para o Sesc das instalações de toda a área do Balneário Municipal Thermas de Presidente Prudente, localizada no Jardim das Rosas.   
Após obras de infraestrutura e melhorias do local, em 16 de junho de 2007 foi inaugurada a unidade do Sesc Thermas de Presidente Prudente, que fica na Rua Alberto Peters, 111. 

Educação transformadora

Para Fabiola, o Sesc significa ação educativa transformadora. “Esse é o principal objetivo do Sesc, contribuir para o desenvolvimento do ser humano, fazendo com que ele possa compreender a si mesmo, de uma forma ampla, conhecer suas potencializadas, o contexto social de onde ele vive, capacidade de realizar escolhas que possam colaborar para coletividade, respeitando a sustentabilidade, e tendo o ser humano como elemento fundamental da sociedade”, destaca.
Sesc é esse lugar do encontro, da experiência, que une gerações. “As pessoas usufruem das nossas instalações, participam da nossa programação. Recebe diariamente um público diverso, com programação rica que aproxima as pessoas do esporte, arte, cultura, saúde, meio ambiente, alimentação saudável”, frisa. Acrescenta que assim, possibilitada a ampliação de seu olhar para o mundo, suas informações, sua sociedade, e assim contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade humana e social.
O Sesc Thermas tem uma constante preocupação no aperfeiçoamento nos programas já existentes conforme conta Fabiola. Assim, como ampliação da inclusão da diversidade. Intenção para 2023 é iniciar o programa Curumim, ação socioeducativa, voltada para crianças de 7 a 12 anos, provenientes de famílias que recebam até três salários-mínimos. A proposta visa oferecer uma série de atividades envolvidas nas cinco áreas desenvolvidas pelo Sesc: educação, assistência, cultura, lazer e saúde, possibilitando vivências, experiências e saberes que contribuam para o seu desenvolvimento social”, frisa.
Importante destacar que no programa Curumim, as crianças são estimuladas a brincar, experimentar, conviver, fazer novos amigos e aprender ações educativas, por meio do seu desenvolvimento integral. “Realizamos passeios, oficinas, jogos, atividades ambientais no sentido de formar cidadãos solidários e contribuir para transformação da comunidade”, diz.

Foto: Maila Alves

Foto: Estevão Salomão

Atividades esportivas e de inclusão integram ações do Sesc Thermas

Credencial Sesc

O Sesc é aberto ao público, mas os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo podem fazer a Credencial Plena que lhes garante diversos benefícios, como o acesso às piscinas e programa de Ginástica Multifuncional, tratamento odontológico subsidiado, ingressos com preços diferenciados e hospedagem em unidades Sesc de todo o Brasil. Para saber mais sobre os benefícios e como fazer sua credencial, acesse: sescsp.org.br/credencial.

Sobre o Sesc São Paulo

Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania.  
São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em sescsp.org.br/sobreosesc.

Foto: Gustavo Castellon

Atividades culturais são disponibilizadas gratuitamente à população

Publicidade

Veja também