Sesi e O Imparcial se unem em projeto pioneiro

Já nas categorias esporte 1, 2 e 3, a modalidade será desenvolvida de forma aprofundada, de acordo com cada faixa etária.

Esportes - Jean Ramalho

Data 18/08/2013
Horário 09:46
 

Desporto ainda pouco difundido no Brasil, mesmo sendo um dos mais praticados em todo o mundo, o badminton foi o elo de ligação de uma parceria celebrada entre O Imparcial e o Serviço Social da Industria (Sesi), através do Programa Atleta do Futuro (PAF). O projeto, considerado pioneiro dentro do Estado de São Paulo, consiste na iniciação e formação esportiva e tem como objetivo principal a inclusão social e o fomento da modalidade em Presidente Prudente. As vagas são limitadas e abertas para crianças e jovens com idade entre 6 e 17 anos. As aulas são totalmente gratuitas e as inscrições podem ser realizadas na secretaria única da unidade da Vila Furquim.

Jornal O Imparcial Parceria foi firmada na tarde de anteontem, na sede do diário

O acordo foi firmado na tarde da última sexta-feira em uma reunião na sede do impresso, onde participaram o diretor regional do Serviço, Laércio Doglas Rodrigo, além do gerente administrativo financeiro, Carlos Vioto, da coordenadora de esportes, Vanessa Patrícia Finco Correa e a técnica de badminton e responsável pelas aulas, Mayara Bacarin. Na ocasião o diretor administrativo, Deodato da Silva, assim como o gerente de marketing, Alberto Deodato, representaram o jornal.

As aulas, centralizadas nas dependências da própria unidade, que teve que passar por adaptações para receber a modalidade, foram divididas em cinco categorias que funcionaram em dias e horários diferenciados. A multi esportes, que é voltada para crianças com idade entre 6 e 8 anos, as atividades ocorrerão nas quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h e das 18h às 19h. Na iniciação pré-desportiva (9 e 10 anos), as aulas também serão nas quartas e sextas-feiras, no entanto das 9h às 10h e das 17h às 18h. Ambas as categorias serão aplicadas de maneira mais lúdica, como forma de adaptar as crianças ao desporto.

Já nas categorias esporte 1, 2 e 3, a modalidade será desenvolvida de forma aprofundada, de acordo com cada faixa etária. No esporte 1 (11 e 12 anos), as aulas ocorrerão de terça a sexta-feira, das 10h às 11h e das 14 às 16h. A esporte 2 terá atividade também de terça a sexta-feira, porém os horários serão das 16h às 17h30 e das 19h às 20h. Pela esporte 3, que é voltada para jovens com idade entre 15 e 17 anos, as aulas serão aplicadas as terças e quintas-feiras, sempre das 17h30 às 19h.

 

Empresa madrinha

Contribuinte na folha de pagamento do Sesi da Vila Furquim, O Imparcial ingressou no projeto do badminton como empresa madrinha, como explica o diretor Laércio Doglas Rodrigo. "Para apadrinhar o PAF é necessário que a empresa seja contribuinte Sesi. Então, por conta dessa contribuição que o jornal já faz é que o Sesi pode oferecer, por exemplo, uniforme para as crianças, transporte para os atletas em uma eventual viagem. Portanto, especificamente aqui em Prudente, é utilizar a credibilidade que o jornal tem como veículo de comunicação com a parte técnica do Sesi, para que as pessoas se apropriem dessa nova ideia", revela.

Muito popular no Estado do Paraná, o projeto é tratado como pioneiro em São Paulo, sendo que a unidade da Vila Furquim será a primeira a implantar em todo o Estado. "O carro forte do Sesi em São Paulo é a educação, então quando falamos em educação lidando com esportes, saúde, alimentação, nutrição e cidadania. Portanto um programa dessa natureza tem como proposta fazer a inclusão social através do esporte. No caso do badminton, esse objetivo entra também na questão de divulgar o esporte, que é uma novidade em nossa região", afirma Rodrigo.

Pioneirismo, aliás, é uma marca constante nos 74 anos de história de O Imparcial, como relata Alberto Deodato. "Primeiro que nós acreditamos na seriedade e no potencial do Sesi e de tudo o que eles fazem. O badminton é um esporte em ascensão em todo mundo, uma modalidade olímpica, então a gente fica imaginando na possibilidade de revelar talentos na cidade, que poderão gerar frutos futuramente. O Imparcial tem o costume de ser pioneiro em tudo o que faz, isso faz parte da missão da empresa. Então ingressar em um projeto único e saudável como este é uma honra para nós", pontua o gerente de marketing.

 

SAIBA MAIS

ENTENDA O ESPORTE

Criado ainda no século 19, nas antigas civilizações da Europa e da Ásia, o badminton se tornou uma modalidade olímpica apenas em 1992, durante os Jogos Olímpicos de Barcelona. O esporte é semelhante ao tênis e ao vôlei de praia e é praticado com raquete e uma peteca feita de pena de ganso. A modalidade pode ser jogada em duplas ou individualmente, em games de até 21 pontos de 3 sets. O objetivo do jogo é fazer a peteca tocar na quadra adversária. Dessa maneira o atleta ou dupla marcam um ponto no placar. Aquele que deixar a peteca cair dentro do seu lado da quadra, ou rebatê-la para fora da quadra, perde a jogada. Os pontos são corridos e para finalizar o game é necessário abrir uma diferença de dois pontos do adversário. No Brasil a modalidade é gerenciada pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), enquanto que em São Paulo a Federação de Badminton do Estado de São Paulo (Febasp), organiza as competições oficiais.

 

SERVIÇO

INSCRIÇÕES

Os interessados em ingressar nas práticas sistematizadas do badminton devem comparecer acompanhados do pai ou responsável na secretaria única do Sesi de Presidente Prudente, localizado na Avenida Ibraim Nobre, 585, na Vila Furquim, munidos dos seguintes documentos: uma foto 3x4, atestado médico comprovando aptidão física para a prática esportiva, RG do aluno e do responsável. As aulas são voltadas para crianças e jovens com idade entre 6 e 17 anos e serão realizadas na própria unidade. As vagas são limitadas e a inscrição é totalmente gratuita. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (18) 3222-7344. Ou através do e-mail: clepresprudente@sesisp.com.br.

Publicidade

Veja também