Sesi Prudente fica em 2º lugar em Festival Mundial de Robótica

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/08/2022
Horário 10:29
Foto: Cedida
Prêmio Robot Perfomance Award (performance do robô)
Prêmio Robot Perfomance Award (performance do robô)

Uma participação histórica! De 90 equipes de FLL (First Lego League), mais de 35 países e 27 de FRC (First Robotics Competition), alunos da equipe Sesi Robobio, da Escola Sesi Darcy Zacharias – CE 284, de Presidente Prudente, se consagraram em segundo lugar participando da FLL do Festival Internacional Sesi de Robótica, no Robotics Open Brazil, primeiro evento realizado pela First, no país, que organiza competições dessa natureza mundo afora.

Foto: Cedida


90 equipes de FLL, mais de 35 países e 27 de FRC participaram do primeiro evento no Brasil

A equipe Robobio composta por Rafaela Paiva Firmino, Thalyta Vilela, João Paulo Pereira Barbaresco, Eduarda Silva Scaliz, todos de 14 anos, Kauã Silva, Maria Vitória Sales dos Santos, Ricardo de Oliveira Fluminhan e Giovana Martineli Sassi, 15 anos, conquistaram o grande feito no último fim de semana, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro (RJ), onde estiveram na companhia dos professores Márcio Haruhiko Chidi e Rogério Miranda.
De acordo com o professor Marcio, foi recompensador, entre mais de 668 competidores no evento, que ocorreu de 5 a 7 de agosto, garantir o prêmio de 2º lugar na categoria “Desempenho do robô”, conquistando a pontuação mais alta da competição, 700 pontos. Ele explica que a Robobio chegou à final das disputas do prêmio Robot Perfomance Award (performance do robô), com a mesma pontuação da equipe campeã. E ficou com a segunda colocação por conta dos critérios de desempate.
“Eu, como técnico, estou muito feliz com o resultado de um trabalho de praticamente um ano, que foi recompensado com várias conquistas! Na etapa estadual ganhamos o prêmio de 1º lugar no Design do Robô, na etapa Nacional conquistamos o prêmio da finalista do Desafio das Alianças e, por fim, o resultado do Open Brazil. Foi uma grande conquista para a nossa escola e também para nossa região”, exclama Marcio.

Ficará na memória

Na página do Instagram da equipe, os alunos expõem que foi uma experiência incrível esta prata para o Brasil, para a cidade deles, Presidente Prudente! Os jovens destacam na publicação que conheceram e se comunicaram com outras culturas e países, aprenderam diversas coisas, desde construir um robô até como trabalhar de forma proativa e divertida ao mesmo tempo.
Segundo os alunos, as memórias nunca se apagarão das mentes de cada um deles. Como o prazer imenso que foi se unir a Hexadron, da Eslováquia, na semifinal do Desafio das Alianças, em que ficaram na 4ª colocação.  “Não temos palavras para descrever quão incrível foi essa experiência, cheia de aprendizados e alegrias!”, destacam os alunos agradecendo a todos, em especial ao Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) por dar-lhes essa oportunidade.

Reflexo de um bom trabalho

Os Eagles, de Osvaldo Cruz, também tiveram uma participação muito importante no Open International, ocorrido pela primeira vez no Brasil. Para Vinícius Rossini, treinador de equipe, os alunos se dedicaram demais. “Nossa equipe evoluiu muito neste ano e prova disso é que nos classificamos para a etapa nacional e internacional de forma inédita. Finalizamos nossa participação no mundial no top 40 e ainda com a 15ª colocação entre os melhores técnicos”, salienta Vinícius.
Para o diretor dos centros de atividade do Sesi de Prudente e Presidente Epitácio, Sidnei Junqueira, o resultado reflete o bom trabalho realizado nas escolas. “Estamos muito felizes pela participação das nossas equipes representando nossa região, Estado e país em um torneio de porte mundial”, pontua Sidnei Junqueira.

SAIBA MAIS
O Torneio de Robótica First Lego League é um programa internacional voltado a crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.
Estudantes são desafiados a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. A cada temporada os temas são diferentes e, neste ano, foi voltado a como melhorar a logística de entrega. 
O auge de cada temporada são torneios, provas em que os robôs devem cumprir sobre uma mesa denominada "tapete". As equipes precisam disputar, no mínimo, três provas nas "Missões com robôs", e a pontuação mais alta das três é a que será válida.
Espírito esportivo amigável, respeito pelas contribuições dos outros, trabalho em equipe, aprendizado e envolvimento da comunidade são valores enfatizados da First. Parte do compromisso assumido em promover, cultivar e preservar uma cultura de equidade, diversidade e inclusão.

SERVIÇO
Instagram da equipe: https://www.instagram.com/p/Cg_ueIQuToN/?utm_source=ig_web_copy_link.

Fotos: Cedidas

Muito mais que robôs, os prudentinos entre 668 competidores trazem prata pra casa 

Equipe Robobio e Hexadron da Eslovaquia, juntas na semifinal do Desafio das Alianças

Alegria dos estudantes por deixar no Brasil a medalha de prata

Publicidade

Veja também