A equipe de Parabadminton do Sesi de Presidente Prudente, composta por 11 atletas, encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano de Parabadminton 2025, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de outubro, no Centro de Referência Paralímpico, em São Paulo (SP), com um desempenho expressivo. Foram 13 medalhas conquistadas no evento, que reuniu competidores de 14 países do continente americano.
O torneio, realizado na capital paulista, permitiu que quatro atletas de Prudente pudessem vivenciar uma competição internacional pela primeira vez: Kaique Vilhagra, Brunna Neves, Pedro Mendes e Maria Fernanda Macegoso.
“É uma experiência importante para eles, que podem sentir o ambiente de competição com os melhores atletas das Américas, um nível técnico bem alto”, explica Mayara Bacarin, técnica do Sesi Prudente. Os 11 badmintonistas prudentinos competiram em diversas classes funcionais, de acordo com suas respectivas condições, nas categorias de simples, duplas e duplas mistas. O saldo final inclui duas medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze.
“A performance dos nossos atletas demonstra o nível técnico que temos desenvolvido no Sesi. É o que sempre frisamos, que o trabalho vem sendo desenvolvido ao longo dos anos e toda competição serve para aprendermos, ajustarmos e melhorarmos ainda mais. Não é só o pódio ou a ausência dele, tudo o que acontece dentro e fora de quadra é importante para realizarmos os ajustes de rota necessários”, avalia a técnica.
Os resultados alcançados pelos atletas reforçam a seriedade do trabalho realizado pelo Sesi-SP na modalidade paralímpica. “Temos as nossas metas e seguimos trabalhando para conseguirmos chegar até uma edição dos Jogos Paralímpicos”, conclui Mayara.
O calendário de torneios do Parabadminton segue com vários compromissos dos atletas de Presidente Prudente. Victor Amorim, da categoria WH2, foi recentemente convocado para o VII Campeonato Sul-Americano de Parabadminton 2025, que ocorrerá na cidade de Bucaramanga, Colômbia, entre 30 de novembro e 5 de dezembro.
Já as atletas Ana Carolina Coutinho Reis e Mikaela Almeida já estão a caminho da Indonésia para as disputas do torneio Polytron Indonesia Para Badminton International (PIPBI) 2025, que acontecerá na cidade de Solo, no Manahan Solo Indoor Sports Hall, de hoje a 2 de novembro. A competição é importante para somar pontos e melhorar a colocação de ambas no ranking mundial de suas respectivas categorias.
CONFIRA AS MEDALHAS DO PAN-AMERICANO DE PARABADMINTON 2025
Ouro
Simples Feminina SL4 – Ana Carolina Reis
Dupla Feminina SL3/SU5 – Mikaela Almeida
Prata
Dupla Mista SL3/SU5 – Ana Carolina Reis
Dupla Feminina SL3/SU5 – Ana Carolina Reis
Simples Masculina WH1 – Arthur Dias
Dupla Masculina WH1-WH2 – Arthur Dias e Victor Amorim
Simples Feminina SU5 – Mikaela Almeida
Bronze
Dupla Mista SH6 – Vinicius Costa e Kauyne Luz
Dupla Feminina SH6 – Kauyne Luz
Simples Masculina WH2 – Victor Amorim
Simples Masculina SU5 – Yuki Rodrigues
Dupla Masculina SU5 – Yuki Rodrigues
Dupla Mista SL3/SU5 – Yuki Rodrigues
Comunicação Sesi-SP

Sesi Prudente foi representado por 11 atletas na competição continental

Victor Amorim - à esquerda, na ponta - foi convocado para o Sul-Americano na Colômbia