Setembro

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que avisa: a pressa é inimiga da profissão

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 06/09/2020
Horário 05:31

Talvez setembro, como tema de canções, seja o mês mais lembrado pelos compositores. Com exceção de fevereiro e abril, não me lembro de outro mês com nome de música. No caso de fevereiro, tem o belo samba "O Importante é Ser Fevereiro", grande sucesso de Jair Rodrigues, de autoria de Wando e Nilo Amaro.
 Quanto ao mês de abril, assim de supetão lembro-me de "April Love", ótima canção gravada pelo Pat Boone com a orquestra do Billy Vaughn.
 Já as músicas que falam de setembro são várias e, claro, não vou exagerar afirmando que são muitas. Acho que são poucas e boas, a começar por "September Song", incluída no repertório de grandes cantores americanos, como Frank Sinatra, Dean Martin e Willie Nelson.
Isso sem contar que Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Sara Vaughan, as três divas do jazz, também gravaram essa música composta por Kurt Weill e Maxwell Anderson. Um dos versos diz que "esses poucos dias preciosos eu vou passar com você". Até parece Wesley Safadão, não é mesmo?
Setembro também é tema do melodioso rock "See You In September", grande sucesso da banda The Happenings. Em português, o título é "Vejo Você em Setembro" ou "Te vejo em Setembro".
Os eruditos podem traduzir de um jeito mais sofisticado e até imagino o Temer, chegado numa mesóclise, fazendo a tradução: "Ver-te-ei em Setembro", diria o "ex-presidente" bom cabelo (que diabo ele usa no cabelo pra ficar tão bem penteado?).
Há outras canções americanas que falam de setembro e destaco "September Of My Years", com Frank Sinatra, e "September In Rain", gravada por Sara Vaughan.
Entre os cantores brasileiros, Beto Guedes compôs e gravou "Sol de Primavera", que não tem setembro no título, mas começa citando o mês. A mais bonita, no entanto, parece que é "Manhãs de Setembro", composta e gravada por Vanusa. Seu parceiro é o maestro Mário Campanha.
Nestes tempos tristes e estranhos (às vezes, penso que estamos na Alemanha nazista), vale lembrar um dos versos de "Manhãs de Setembro": "Eu quero sair, eu quero ensinar o vizinho a cantar nas manhãs de setembro".
 O mês também está marcado por dois fatos trágicos: o 11 de setembro no Chile (1973), data da derrubada do presidente Salvador Allende, e o 11 de setembro nos EUA (2001), dia dos ataques terroristas contra as torres gêmeas e o Pentágono.
Setembro tem 30 dias e, no último dia, é comemorado o Dia da Secretária. Elas recebem flores dos chefes e, segundo as línguas ferinas, tem secretária que manda na firma e no dono da firma. Não sei se é com firma reconhecida.

DROPS

Perguntinha: a Ponte para o Futuro aguenta o peso de 12,8 milhões de desempregados?

A menina de ouro é filha do Rei Midas.

As frutas não são infrutíferas.

É como diz o oftalmologista: "Olho por olho, lente por lente".
 

Veja também