O CMACA (Centro Municipal de Atenção à Criança e ao Adolescente) de Pirapozinho foi palco de mais uma ação de conscientização do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida. A iniciativa ocorreu no última terça-feira (16), nos períodos da manhã e tarde, com a presença da equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), que conduziu as atividades de forma acolhedora e empática.
Durante a ação, as crianças e adolescentes atendidos participaram de rodas de conversa e dinâmicas sobre saúde mental, com destaque para a importância de reconhecer sentimentos negativos e, principalmente, buscar ajuda como um ato de coragem, e não de fraqueza.
Além de abordar aspectos emocionais, a equipe também apresentou os serviços prestados pelo Caps, que oferece cuidado integral e gratuito a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, além de tratar casos relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
A Divisão Municipal de Assistência Social destacou a importância da troca de informações para a formação de uma comunidade mais consciente e acolhedora. “A ação reforça a missão dos serviços públicos em promover a saúde emocional desde a infância, contribuindo para a prevenção e o cuidado com a vida”.