Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É um problema de saúde que atinge pessoas do mundo todo. Coincidentemente, setembro também é o início - dia 21 - da nossa mais esperada estação chamada, primavera, e é o Dia da Árvore. Quando nos referimos ao dia do aniversário de alguém, perguntamos: Quantas primaveras você está fazendo? O significado essencial é relativo ao nascimento. Que dia você nasceu e quantas primaveras já experienciou? Significa nascimento.
E o Dia da Árvore tem um significado todo especial, origina-se de uma semente e simboliza a fertilização. Nosso nascimento ou concepção, também origina-se de “sementes”. O encontro do óvulo com o espermatozoide é mágico. Você é fruto desse encontro entre esses dois personagens. Tudo inicia com amor, contemplação e entusiasmo. Gostar de si mesmo lembra um jardim. É necessário cuidar, caso contrário, não dá flor. Embora todos nós temos potencial enorme para realizar e alcançar momentos de felicidade, sentimos que não “merecemos”.
Identifique seus próprios valores, dê nome aos seus próprios sentimentos. O que pensamos a nosso respeito tem mais a ver com o que os outros pensam de nós do que com o processo de autoconhecimento. De tanto ouvirmos a família, os amigos, os colegas de trabalho afirmar que somos chatos, intelectuais, tímidos, inibidos, acabamos acreditando nisso. Reflita sobre tudo isso. Seja mais flexível consigo mesmo. A autoestima baixa está relacionada com a autocritica. Busque opinião de alguém que tenha neutralidade. Bom é ter mais tolerância. Perfeição não existe, ainda bem.
Pense na música dos Titãs... Devia ter errado mais... Para tudo há uma solução. Faça exercícios físicos, caminhadas, saia para dançar, faça bordado e tricô. Ocupe-se e aprenda a dizer não. Dizer não é estabelecer limites, caso contrário, ficará à mercê dos outros. A saúde implica uma tolerância à dor e uma aceitação do sofrimento.
São João da Cruz diz assim: “Não fujas dos sofrimentos, porque neles está a tua saúde”. A psicanálise vem ao longo do século desenvolvendo instrumentos teórico-técnicos para auxiliar as pessoas a enfrentarem seus sofrimentos, elaborá-los e aprender com eles. Que todos tenham boas primaveras. Busque ajuda, se precisar!