Setembro e primavera

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da fada e do fado

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 30/09/2021
Horário 05:30

Pois é, setembro está em seus estertores, quer dizer, chegou ao fim. Mas chegou a primavera, a estação das flores. Tomara que a primavera nos traga mais sorte, saúde e alegria, além de chuva mais ou menos volumosa. 
Bem-vinda, primavera e também bem-vinda a prima Vera, que certamente veio de longe só para te ver.
Ainda sobre setembro, convém lembrar de novo que várias músicas falam do nono mês do ano, a começar por “Come September”, sucesso de Billy Vaughn, e também título original de um filme que no Brasil se chamou “Quando Setembro Vier” (Rock Hudson e Gina Lollobrigida nos papéis centrais).
Outra canção antológica é “September Song”, incluída no repertório de grandes cantores americanos, como Frank Sinatra, Dean Martin e Willie Nelson.
Isso sem contar que Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Sara Vaughan, as três divas do jazz, também gravaram essa música composta por Kurt Weill e Maxwell Anderson. Um dos versos diz que "esses poucos dias preciosos eu vou passar com você". Até parece Wesley Safadão, não é mesmo?
Setembro também é tema do melodioso rock “See You In September”, grande sucesso da banda The Happenings. Em português, o título é “Vejo Você em Setembro” ou “Te vejo em Setembro”.
Os eruditos podem traduzir de um jeito mais sofisticado e até imagino o Temer, chegado numa mesóclise, fazendo a tradução: Ver-te-ei em setembro, diria o ex-"presidente" bom cabelo (que diabo ele usa no cabelo pra ficar tão bem penteado?).
Há outras canções americanas que falam de setembro e destaco “September Of My Years”, com Frank Sinatra, e “September In Rain”, gravada por Sara Vaughan.
Entre os cantores brasileiros, Beto Guedes compôs e gravou “Sol de Primavera”, que não tem setembro no título, mas começa citando o mês. A mais bonita, no entanto, parece ser “Manhãs de Setembro”, composta e gravada por Vanusa. Seu parceiro é o maestro Mário Campanha.
Nestes tempos tristes e estranhos (às vezes, penso que estamos na Alemanha nazista), vale lembrar um dos versos de “Manhãs de Setembro”: "Eu quero sair, eu quero ensinar o vizinho a cantar nas manhãs de setembro".
O mês também é marcado por dois fatos trágicos: o 11 de setembro no Chile (1973), data da derrubada do presidente Salvador Allende, e o 11 de setembro nos EUA (2001), dia dos ataques terroristas contra as torres gêmeas e o Pentágono.
Setembro tem 30 dias e, coincidentemente, hoje é 30 de setembro, Dia da Secretária. Elas recebem flores dos chefes e, segundo as línguas ferinas, tem secretária que manda na firma e no dono da firma, talvez com firma reconhecida.

DROPS

Perguntinha: a Ponte para o Futuro aguenta o peso de 14,8 milhões de desempregados?

A menina de ouro é filha do Rei Midas.

As frutas não são infrutíferas.

É como diz o oftalmologista: "Olho por olho, lente por lente".
 

Publicidade

Veja também