Quando Roberto Carlos apresentou Chico Buarque em um especial da Globo, ele afirmou categoricamente: "Um dos maiores compositores do Brasil, senão o maior, Francisco Buarque de Hollanda", disse o rei da Jovem Guarda. Aí foi uma festa e os dois vestiam azul, a cor favorita de Roberto.
Como sou metido a crítico musical, concordo com o nosso ilustre roqueiro. Não é exagero você colocar Chico na lista dos dez maiores compositores ou até mesmo na lista dos "cinco mais". Ou simplesmente o maior até porque a obra de Chico Buarque é vasta, bela, impactante e por aí vai.
Quais são as melhores e mais lindas canções dele? Difícil dizer, mas lembro que os seus dois maiores sucessos são "Yolanda" e "A Banda", a primeira composta em parceria com o cubano Pablo Milanés. A lista de sucessos é extensa, incluindo sambas notáveis, como "Quem Te Viu Quem Te Vê", "Olê Olá" e "Vai Passar".
Em parceria com Tom Jobim, Chico assina a obra-prima "Retrato em Branco e Preto", música de festival, assim como "A Banda". E o que dizer de "Olhos nos Olhos", que Maria Bethânia gravou magistralmente? E "Cálice" e "O Que Será" (À Flor da Pele) em que Chico faz dueto com Milton Nascimento?
Há mais, muito mais. incluindo "Roda Viva", "Carolina", "João e Maria", "Maninha". "Gota d´ água", "Meu Caro Amigo" e, claro, "Construção". Segundo alguns críticos, "Construção" é uma das 100 melhores músicas brasileiras de todos os tempos. Enfim, uma canção "bem construída". Canção séria e impactante, letra contundente que conta a história trágica de um trabalhador da construção civil. Chico inverte os versos e o resultado é sensacional.
Ele também é autor de peças, entre elas "Roda Viva", "Gota d´Água e "Ópera do Malandro". Se não me engano, escreveu 11 livros, entre os quais "Fazenda Modelo" (o primeiro),"Calabar, o Elogio da Traição" e "Estorvo". Por sua obra literária, Chico Buarque ganhou o Prêmio Camões" outorgado pelo governo de Portugal.
Millôr Fernandes dizia que Chico era uma unanimidade nacional, mas os dois brigaram feio. Chico encontrou Millôr em um restaurante, no Rio, e deu uma cusparada no rosto do humorista. Só não saíram no tapa porque a turma do deixa disso entrou em ação. Respeitado em todo o mundo e considerado o maior artista vivo do Brasil, Francisco Buarque de Hollanda já é oitentão. Fez 80 anos no último dia 19. Depois de um longo casamento com a atriz Marieta Severo, Chico, agora, está casado com a jurista Carol Proner, uma mulher lindíssima. Assim como a obra de Chico.
DROPS
Uma lei injusta não é lei alguma.
(Santo Agostinho)
Com essa taxa de juros, mais alta do que salto com vara, pobre tende a desaparecer no Brasil.
(Stanislaw Ponte Preta, adaptado)
A maior tragédia da vida é não ser amado.
(William Holden no filme "Suplício de Uma Saudade")
Em rio que tem piranha jacaré se disfarça de tronco.