Seu seguro saúde “diamante”

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Provavelmente você tem um seguro para seu carro. Tenho certeza que prefere não usar, mesmo para um caso de ressarcimento de 100%, sem nenhum custo adicional, além da anuidade que já paga. Provavelmente você tem também um plano de saúde para você e família. Também tenho certeza que prefere não usar, a não ser para consultas e exames de rotina.

RISCO DE SINISTRO
Com seu carro você sabe que o risco de um sinistro (acidente ou roubo) aumenta quando você ultrapassa os limites de velocidade, se distrai com o celular ou outra coisa ao dirigir, ultrapassa no sinal laranja ou vermelho etc. Ser cuidadoso e diminuir o risco pode evitar uma serie de aborrecimentos, mesmo que não ocorra nada grave com a família e que a cobertura seja integral.

RISCO DE DOENÇA
Com sua saúde, o risco de doenças crônicas e infecciosas (alguns comportamentos fragilizam o sistema imune) aumenta quando seu sono é insuficiente e de má qualidade, sofre de estresse ao longo do dia e em dias seguidos, frequenta baladas/noitadas com frequência, consome álcool em excesso, usa drogas e/ou medicamentos desnecessários, tem estilo de vida sedentário e seu peso corporal (gordura) aumenta continuamente.

ARRASTADORES
Você consegue identificar o que está te levando a alguns ou todos esses comportamentos? É o trabalho? São os amigos? É a família? É sua fase da vida? Pode ser que cada um deles esteja te arrastando para algum destes aspectos negativos para sua saúde.

INFLUÊNCIAS
Pense em seu grupo social de convivência mais frequente. Esse grupo é aquele do churrasco com carnes gordas e suculentas, cerveja e cachaça ou é o grupo dos treinos na academia, da corrida de manhã ou percursos de bike? É o grupo de acordar no sábado/domingo às 5h para um treino ou o grupo que atravessa a madrugada na base do energético e álcool para chegar em casa após às 5h da manhã. Nada contra as opções de diversão, mas é óbvio o comportamento que te leva ao encontro da saúde e te manterá no caminho da longevidade.

O SEGURO
O seguro de saúde do tipo “diamante” é aquele que não tem custo tão elevado e pode ser chamado de prevenção primária. Comportamentos que diminuem em algumas vezes o risco das doenças do coração, dos acidentes vasculares cerebrais, da neurodegeneração e até do câncer. É o melhor e está ao alcance de todos, independente da classe social ou outras diferenças.

AUTOGESTÃO
E o melhor é que a prevenção primária depende principalmente de você e de sua autogestão da saúde, fazendo escolhas e tendo comportamentos para diminuir o risco de doenças, para desacelerar o envelhecimento e ter a melhor qualidade de vida hoje e no futuro.

PLANO DE SAÚDE
Lembre-se que seu plano de saúde, apesar do nome, tem como finalidade dar suporte quando acontece um “sinistro” (doença). Esse “plano de doença” não faz a gestão de seus comportamentos de risco ou direcionados para saúde, salvo algumas orientações dos médicos, outros profissionais ou atividades que são oferecidas eventualmente. Portanto, faça você mesmo as aplicações na prevenção primária, o seu seguro de saúde diamante.

O seguro de saúde do tipo “diamante” é aquele que não tem custo tão elevado e pode ser chamado de prevenção primária.

 

 

Publicidade

Veja também