Sexteto da região representa Brasil no Mundial

Esportes - Jean Ramalho

Data 09/08/2013
Horário 10:53
 

A região de Presidente Prudente terá seis representantes envolvidos no 14º Campeonato Mundial da modalidade, que começa amanhã e segue até o próximo dia 18, no Estádio Olímpico de Moscou, na Rússia. Tratam-se dos atletas Bruno Lins Tenório de Barros, que defende a Fundacte/Centro de Excelência/Semepp, e Mauro Vinícius da Silva, Duda, que nasceu na capital da Alta Sorocabana e compete pela BM&F Bovespa, de São Caetano do Sul (SP), assim como Aristides de Andrade Junqueira, Tide, treinador prudentino que hoje atua em São José do Rio Preto e orienta Duda, e Jorge Antonio Lima, Jorginho, massagista. Além deles, integram a delegação o ex-velocista Claudinei Quirino, que atuará como consultor, e o maratonista Paulo Roberto de Almeida Paula, que é nascido em Pacaembu, mas atua pelo Cruzeiro (MG).

Entre os 32 atletas convocados – 20 homens e 12 mulheres – pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), tanto Bruno Lins quanto Duda, embarcaram desde o início do mês rumo a Rússia para o período de aclimatação antes da competição, que está será realizada no Complexo Olímpico da capital russa.

Brasileiro melhor colocado na prova dos 200 metros rasos pelo ranking da Associação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês), com um 22º lugar e o tempo de 20s24, o alagoano Bruno Lins tentará superar suas marcas e assegurar uma medalha para o Brasil no Mundial. Para o campeonato, o atleta desenvolveu seu treinamento na pista de atletismo Mário Covas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), sob a supervisão do técnico Eliseu Sena, além de participar na segunda quinzena do mês de julho, na Europa, de camping com outros velocistas da seleção.

Com o técnico Aristides de Andrade Junqueira, Tide, que também é de Prudente, no comando, Duda defende o Brasil no salto em distância, prova da qual o competidor figura na quinta colocação da lista da Iaaf com 8,31 m. Já o pacaembuense Paulo Roberto de Almeida Paula, número 231 do ranking da Iaaf, com o tempo de 2h13min00, terá pela frente a prova da maratona.

 

Herói olímpico


Um dos principais nomes do atletismo prudentino e mundial, medalhista de prata no revezamento 4x100 m, nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, ao lado de Edson Luciano Ribeiro, André Domingos e Vicente Lenílson, o ex-velocista Claudinei Quirino foi o escolhido pela CBAt para acompanhar a delegação brasileira na competição. O ex-atleta irá atuar como uma espécie de consultor ou herói olímpico, com a proposta de repassar sua experiência na carreira e servir como inspiração para os mais novos atletas.

 

Publicidade

Veja também