Sexteto dracenense garante 13 pódios na seletiva estadual

Na mesma categoria, Dalton Isaias Gonçalves Ferreira, ficou em primeiro lugar na prova dos 100 m livre.

Esportes - Jean Ramalho

Data 21/08/2013
Horário 09:27
 

Todos integrantes do Projeto Ver, Ouvir e Movimentar, que realiza seus treinamentos na Academia Estilo Livre, em Dracena, seis para-nadadores da cidade asseguraram 13 pódios, anteontem, durante a seletiva estadual para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2013, que ocorre de 25 de novembro a 1º de dezembro. As provas ocorreram no Clube Esperia, em São Paulo, e contaram com a participação de cerca de 80 alunos de todo o Estado. O evento foi organizado pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), que divulgará os selecionados nos próximos dias, através de comunicado oficial.

Principal aposta do técnico Júlio César Monteiro, que comanda o projeto, para a obtenção de uma vaga, a para-nadadora Ana Paula da Silva Paulino não decepcionou e cravou o primeiro lugar nas três provas que competiu. Inscrita pela Escola Estadual Alfredo Machado, na classe funcional S14, que é voltada para atletas com deficiências intelectuais, a para-atleta levou a melhor na prova dos 100 metros, nados livre e costas, assim como nos 200 m livre, pela categoria B (16 a 19 anos).

Pela mesma escola e classe funcional, no entanto competindo pela categoria A (12 a 15 anos), o para-nadador Rogério Francisco de Souza também conquistou três primeiros lugares. Souza nadou pelos 50 e 100 m livre, e pelos 50 m costas.

Na mesma categoria, Dalton Isaias Gonçalves Ferreira, ficou em primeiro lugar na prova dos 100 m livre. O para-atleta conquistou ainda um segundo lugar nos 50 costas e um terceiro nos 50 m livre pela Escola Estadual Professora Julieta Guedes de Mendonça, na S13, para nadadores com deficiências visuais.

A categoria A ainda teve uma segunda colocação de Gabriel Rodrigues Cardozo nos 50 peito e um terceiro nos 50 m costas pela Escola Estadual Engenheiro Isac Pereira Garcez, também pela S13. Representando o Colégio Objetivo, também na S14, Maria Isabel Neves Rechecham fechou o pódio dracenense com dois terceiros lugares nos 100 m nados livre e costas, pela categoria B.

 

Etapa nacional


Pertencente ao Clube Escolar Paralímpico, que conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Clube Escolar São Paulo Paradesportivo, em parceria com a Associação do Deficiente Físico de Dracena, o Projeto Ver, Ouvir e Movimentar almeja classificar ao menos dois atletas para a etapa nacional, como afirma Monteiro.

"São Paulo é o único Estado do País que realiza esse tipo de seletiva, pela quantidade de para-atletas que possui. Então ter competidores envolvidos nessa disputa revela a qualidade técnica dos nossos para-atletas. Apesar de não classificar todos, acredito que ao menos a Ana Paula e o Rogério estão garantidos na fase nacional", afirma o treinador.

Publicidade

Veja também