Shikenkai: Acae mantém a tradição nipônica de boas vindas ao ano novo

SINOMAR CALMONA

Cerimônia é encerrada com brinde e brados de "Banzai", saudação japonesa que significa "vida longa"

COLUNA - Sinomar

Data 03/01/2024
Horário 05:15

Toda honra e o respeito aos antepassados. A tradição nipônica de boas vindas à chegada do ano novo é repetida na manhã do primeiro dia do ano pela colônia japonesa local, na sede da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva). A celebração do “Shinnenkai” começa com o canto do Hino Nacional Brasileiro e Hino do Japão. Os líderes da Acae trazem os votos de feliz ano novo, e convidam para comerem o ozoni (prato especial para trazer fartura no ano novo). Para terminar a festa, todos brindam em português e japonês. Na cozinha da Acae, uma equipe trabalhou desce cedinho, no primeiro dia do ano, para fazer o ozoni, um caldo em que cada ingrediente representa um desejo para o ano novo. O moti - bolinho feito de arroz - representa a união; a alga, a perseverança; a pasta de peixe, o sucesso; e a cenoura, o dinheiro. “Tradicionalmente, toda família japonesa faz esse caldo todo dia 1º para começar bem o ano e levar 2016 com muita saúde, muita fartura e dinheiro também”, explicou a chefe da cozinha, Elza Gushiken.

Tributo a Adelmo Vanalli
Três talentosos sobrinhos do saudoso jornalista, Adelmo Santos Reis Vanalli, uma figura ímpar e venerada como o maior jornalista de todos os tempos de Presidente Prudente, se unirão em um emocionante tributo. O Trio Vanalli, composto pelos sobrinhos músicos Raquel, Graziela e Claudio Vanalli, prestará homenagem ao grande diretor de redação do @oimparcialsp por mais de 50 anos. Neste sábado, 6 de janeiro, data que marca o aniversário de Adelmo, a atmosfera do @pubzug, localizado na @estaçãoquintino, na Rua Quintino Bocaiuva, 1.050, Vila Marcondes, será preenchida com acordes de bossa nova a partir das 21h. Uma celebração musical que transcende o tempo, recordando não apenas as contribuições profissionais notáveis de Adelmo, mas também sua presença singular como ser humano. Gente notável como Adelmo dos Santos Reis Vanalli permanece viva, mesmo após sua passagem, no coração e na memória de todos que tiveram a honra de conhecê-lo. Este tributo musical é mais do que uma apresentação; é um reflexo do legado duradouro de uma personalidade marcante que moldou a história do jornalismo local. Venha se juntar a nós para uma noite de música, lembranças e celebração da vida de um homem verdadeiramente extraordinário.

RAPIDINHAS
...
Hoje é o terceiro dia do ano. Passadas as comemorações, vale agora fazer uma limpeza para encarar os primeiros dias úteis do ano...
...
Repórter fotográfico, Adriano Kirihara, abre o ano de 2024 com foto e reportagem de capa da revista de bordo da Azul, em parceria com o repórter, Roberto Malta. Agora foi uma super produção sobre as praias paradizíacas do destino mais quente da Bahia, Itacaré.
...
Em dezembro, Adriano Kirihara já tinha assinado a capa da revista Azul, com reportagem fotográfica sobre a Ilha de Fernando de Noronha.
...
Presidente Prudente, mais uma vez, foi dominada pelas festas de ano-novo, acolhendo a todos, curtidores da alegria, alegria!
...
Use os serviços de um agente de viagens. Não custa mais, e economiza tempo e esforço.
...
Um novo ano traz a esperança de um novo começo, novos planejamentos e vida nova.
...
Teatcher Paulo Henrique Bolque comemora este mês os 30 anos de sua escola de inglês, CCAA de Rancharia Congratulations!
...
O artista plástico, Cido Oliveira, entra 2024 embalado pelo ritmo de grande produtividade de 2023, ano em que pintou mais de 200 telas.
...
Chico Buarque assegura: “O pescador me confirmou/ Que o passarinho lhe cantou/Que vem aí bom tempo”. Tomara.
...
Ponto final: Feliz 2024.

Publicidade

Veja também