Shinnenkai

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 08/01/2026
Horário 03:33

No sábado, os associados da colônia japonesa realizarão o Shinnenkai, a tradicional festa japonesa de Ano-Novo. Trata-se de uma confraternização para dar as boas-vindas ao novo ciclo, fortalecer laços entre colegas, amigos e familiares e brindar com comida, bebida (como o saquê) e boas energias, promovendo união e gratidão no início de janeiro, sem formalidades hierárquicas como no dia a dia. Em Irapuru, a entidade tem como associados membros da colônia japonesa, e a comunidade brasileira está convidada a ingressar por meio da Acenbi (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba).

FOLIA DE REIS
Na noite desta segunda-feira (5), o Jardim Municipal de Pacaembu foi palco de um dos eventos mais tradicionais e simbólicos do calendário cultural e religioso do município: a Folia de Reis. A celebração reuniu música, devoção e manifestações da cultura popular, emocionando o público presente e reafirmando a importância da preservação das tradições que atravessam gerações. Reconhecida como uma das cidades pioneiras da região na realização de eventos voltados à Folia de Reis, Pacaembu mantém viva essa herança cultural, que tem raízes profundas na fé cristã e na história do povo brasileiro há várias décadas.

PROGRAMAÇÃO
A programação contou com a participação de três companhias de Folia de Reis, que encantaram o público com cantos, instrumentos tradicionais e encenações carregadas de simbolismo. Estiveram presentes a Folia Estrela Dalva, de Pacaembu, coordenada por Márcio, que representou com orgulho a tradição local; a Folia 3 Reis Magos, da cidade de Tupã, sob coordenação de Nilson; e a Folia Estrela do Oriente, do município de Rinópolis, coordenada por Ronei. Cada grupo apresentou sua forma particular de celebrar a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, mantendo viva uma das mais importantes manifestações da religiosidade popular brasileira.

INGLÊS
A Fatec (Faculdade de Tecnologia) está com inscrições gratuitas abertas para o Curso Intensivo de Inglês – Nível Intermediário, em Adamantina. Trata-se de uma ótima oportunidade para quem quer dar um passo a mais no aprendizado do idioma e ganhar confiança para se comunicar em inglês. As vagas são limitadas, e o curso é voltado para jovens e adultos a partir de 15 anos. As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio de link disponibilizado pela instituição. É preciso estar logado em uma conta do Gmail.

VAZAMENTO
Um morador da Vila Jamil de Lima, em Adamantina, denunciou ao portal Siga Mais a ocorrência de um vazamento contínuo de água que já dura mais de 30 dias. O problema foi identificado na Avenida Antonio Tiveron, em um cavalete que abastece uma empresa instalada no antigo barracão da Fepasa, área que integra a Praça Euclydes Romanini. Na manhã desta segunda-feira (5), a reportagem esteve no local e constatou o desperdício. O cavalete, instalado no alto do talude entre a avenida e o barracão, apresenta vazamento visível em pelo menos dois trechos da tubulação, antes do medidor. Segundo relato do morador, a situação já havia sido comunicada à Sabesp (Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo), mas até o momento o reparo não foi realizado. Nesta terça-feira (6), o portal formalizou a demanda junto ao setor de comunicação da companhia e aguarda posicionamento oficial.

CAIPIRAPURU
O final da última semana do ano foi coroado com o encerramento do Caipirapuru, evento realizado há mais de três décadas em Irapuru e aberto a toda a região. Apresentações de músicas caipiras raiz, além de pratos típicos e artesanato produzidos por artistas de toda a região, contribuíram para que a cidade fosse reconhecida pelo Legislativo paulista como a Capital Caipira do Oeste do Estado. Desde o início do mês, informações vêm sendo buscadas com visitantes do Caipirapuru 27. Os organizadores pretendem reformular outros itens para apresentação na próxima edição.

Foto: José Costa


Monumento de Identificação do Caipirapuru

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES
A Prefeitura de Dracena, atendendo à solicitação dos vereadores Rodrigo Parra e Victor Palhares, concede, a partir deste ano, repasse financeiro à Associação dos Estudantes de Dracena, com o objetivo de auxiliar no custeio do transporte universitário de estudantes que residem no município e estudam em outras cidades. O repasse corresponde a aproximadamente 30% do valor do transporte, beneficiando cerca de 60 estudantes dracenenses que precisam se deslocar diariamente para cursar o ensino superior fora do município. A Associação dos Estudantes de Dracena existe desde 2011; porém, esta é a primeira vez que o repasse financeiro é concedido pelo Poder Executivo Municipal, representando um importante avanço no apoio à educação e à permanência dos jovens no ensino superior. O presidente da Associação dos Estudantes, Pedro Henrique Ignacio Leite, destaca a importância da medida para os acadêmicos: “Esse apoio é fundamental para aliviar os custos dos estudantes e garantir que mais jovens tenham condições de continuar seus estudos”.

FILOSOFANDO EM TROVAS
A bondade é como a flor
Nós plantamos a semente,
Depois cresce, depois colhe,
Tudo de bom para a gente.
                                                         (José Costa)

Publicidade

Veja também