Dantai Fenix, campeão nacional de taiko, abre a tradicional festa cultural japonesa de Álvares Machado, que reúne música, dança, gastronomia e homenagens ancestrais.
A partir das 19h desta sexta-feira (11), o Cemitério Japonês de Álvares Machado se transforma mais uma vez no palco do Shokonsai 2025, uma das festas culturais mais tradicionais da comunidade nipo-brasileira da região. A grande atração da noite de abertura é o Dantai Fenix, considerado o maior grupo de taiko do Brasil e campeão nacional na categoria. O espetáculo de tambores promete emocionar o público na praça de alimentação, marcando o início de três dias de celebração, fé e cultura.
Música, dança e sabores
Além do show de taiko, a programação da noite inclui apresentações de danças típicas japonesas, karaokê, demonstrações de artes marciais e a participação especial da atração artística Thai Cook, que levará música e interação ao público.
Tradição mantida por voluntários
Cerca de 200 voluntários atuam diretamente na organização do Shokonsai, sendo 40 dedicados à preparação dos pratos típicos que tornam a festa um ponto alto da gastronomia oriental na região.
O Shokonsai segue até domingo (13), preservando tradições, reunindo famílias e celebrando o legado dos antepassados. Uma oportunidade única de vivenciar a cultura japonesa no interior paulista.
BOM DIA
"Sozinhos podemos fazer tão pouco, mas juntos podemos fazer muito." (Helen Keller)
ALERTA
Assim como há os ciclistas que andam pelas ruas à noite, devidamente equipados, com vestimentas e acessórios que oferecem segurança, há, também, os descuidados. É comum ver muita gente pedalando sem sequer ter um farol e uma sinaleira que indique a presença desses esportistas nas ruas da cidade.
FESTA DAS NAÇÕES
O primeiro dia de festividade da 26ª Festa das Nações chegou! O evento será entre hoje e domingo e contará com 11 barracas típicas, mais de 50 opções de comidas e bebidas, brinquedos para as crianças, artesanato e a segunda edição do concurso de Rei e Rainha das Nações. A celebração será realizada no IBC Centro de Eventos e a entrada é gratuita.
PESQUISA
Com o tema de assédio sexual em evidência, uma escola se dispôs a entender o cenário do assédio sexual nas escolas e fez uma pesquisa com os alunos de suas unidades. Foram mais de 2.500 respostas, de jovens de 12 a 31 anos.
Veja alguns números interessantes:
46,4% dos jovens afirmaram já ter sido vítima de abuso sexual na escola
58,9 não ligaram e agiram naturalmente
48,2% não comentaram com ninguém sobre o assunto
64,3% disseram que o assunto não é discutido em sala de aula
98,2% acham importante discutir o tema