Show online: Som na Linha recebe a cantora assisense Vivi Lameu

Apresentação será transmitida ao vivo, neste domingo, a partir das 20h, através do YouTube do coletivo cultural Som na Linha

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 23/10/2021
Horário 09:05
Foto: Divulgação
Vivi Lameu faz um convite ao encontro com a vida cantada em versos e melodias
Vivi Lameu faz um convite ao encontro com a vida cantada em versos e melodias

Neste domingo, o projeto Som na Linha pelos Trilhos do Interior recebe a cantora e compositora assisense Vivi Lameu, que acompanhada do violonista Tiago Abreu, conduz o vagão da música autoral que tem movimentado a cena cultural no oeste paulista, agora no ambiente virtual. A apresentação será transmitida ao vivo, a partir das 20h, através do canal do coletivo cultural Som na Linha no YouTube (www.youtube.com/somnalinha).
A iniciativa conta com recursos do inciso III da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, voltado a coletivos com sedes públicas. Esta é a segunda de quatro edições, no formato de lives, que são transmitidas diretamente do Instituto Jam Music, em Presidente Prudente. A primeira foi em fevereiro, com a banda prudentina Mocambo Groove. Além de fortalecer a cena da música autoral e democratizar o acesso à arte em geral, objetivos que têm permeado a trajetória do coletivo desde sua fundação, em 2018, o projeto visa ainda garantir uma renda emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, artistas e equipe técnica, uma das classes mais afetadas pelas paralisações de atividades na pandemia.

O show: temas diversificados

O repertório autoral de Vivi Lameu contempla temas diversificados e atemporais, com letras que retratam reflexões sobre a vida, sonhos, amores, natureza e diferentes emoções, transitando entre os gêneros MPB, samba, jazz e bossa nova. A cantora e compositora assisense faz um convite ao encontro com a vida cantada em versos e melodias.
O desejo genuíno da artista de fortalecer a presença da mulher compositora no cenário musical, bem como de compartilhar com o público a riqueza dos diferentes gêneros musicais das canções de seu repertório, e a elaboração de suas letras e melodias, revelam também o seu modo particular de fazer música.
Graduada em Letras pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis (SP), mestre e doutora em Educação pela mesma universidade, e com proficiência em Libras, Vivi Lameu canta desde a infância. Com extensa trajetória que passa por diversos grupos de música popular e percorre festivais regionais e nacionais, a artista se dedica desde 2012 à carreira autoral. Em 2020, foi a primeira mulher a integrar o conjunto de cantores e puxadores de samba-enredo da Escola de Samba Unidos da Vila Operária, de Assis, em cujo conhecido barracão - o barracão da V.O. - Vivi participa das rodas de samba. Participou do desfile, cantando o samba-enredo “Uma jovem senhora”, em comemoração aos 40 anos da tradicional escola de samba da cidade.

Histórico do Som na Linha

Sobre os trilhos desativados da estrada de ferro Sorocabana, nos fundos da antiga estação de trem de Prudente, o público ia chegando e se acomodando. Era junho de 2018, perto das 20h e alguma coisa, o clima fresco permitiu que se acendesse uma fogueira, tornando o ambiente ainda mais aconchegante. Pela tarde, um mutirão havia sido realizado para fazer uma limpa no local, castigado por anos de abandono e insegurança. Luz, som, cores. No palco, nada de cover, só música autoral, com raízes legítimas no oeste paulista. Assim nascia o projeto Som Na Linha, com a proposta de ocupar espaços públicos e realizar de forma totalmente independente shows de música autoral, de artistas da região, com acesso gratuito ao público.
Desde então, o coletivo que conduz a música autoral pelos trilhos do interior realizou 16 shows-espetáculos pela cidade e até festivais, sempre de forma colaborativa e com recursos próprios. Por esse vagão, passaram os mais diversos estilos e gêneros musicais: música brasileira, moda de viola, hardcore, rap, música eletroacústica, metal, rock progressivo, concerto de violão e até birutice sonora. Além de democratizar o acesso à arte em geral e fortalecer o trabalho de artistas locais, o projeto tem como objetivo ajudar a construir uma cultura de apreciação pela música nova, que geralmente esbarra na falta de espaço: “Qual o sabor do som que nunca tocou por aqui?”.
Em 2020, com a paralisação das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, os shows foram interrompidos, mas o Som na Linha manteve suas atividades através das plataformas digitais.


 

Publicidade

Veja também