Fazer diferença na vida do homem e da mulher do campo é parte da missão do Sicoob Paulista. Pensando nisso, a instituição financeira cooperativa marcou presença na 1ª Araçacana, em Araçatuba (SP), nos dias 2 e 3 de outubro, levando soluções financeiras para fortalecer o agronegócio regional.
Considerado a mais nova vitrine tecnológica do Noroeste Paulista voltada ao setor sucroenergético, o evento reuniu produtores rurais de todo o Estado e região, que têm acesso às mais recentes inovações aplicadas à cadeia da cana-de-açúcar.
Além de insumos, variedades de cultivo, maquinário, palestras e tecnologias inovadoras, o público também conheceu alternativas do Sicoob Paulista que apoiam a produção, incentivam o investimento e fortalecem o setor agroindustrial, como as taxas especiais para CPRF (Cédula de Produto Rural Financeira) e Capital de Giro, exclusivas para negócios fechados durante a feira.
Para o presidente da cooperativa, José Gasques, a participação na Araçacana reforça o compromisso da instituição prudentina com o desenvolvimento do agronegócio regional, ainda mais pelo espaço exclusivo, já que é a única cooperativa financeira presente no evento.
“O agronegócio é uma das bases da nossa economia regional, e estar presente em um evento que reúne inovação, tecnologia e produtores reafirma o papel do cooperativismo financeiro como parceiro do campo. Queremos mostrar que, além de crédito, oferecemos soluções sustentáveis para o crescimento de toda a cadeia produtiva”, afirma.
Segundo estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o Brasil deve produzir 668,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar durante a safra 2025/26.
No Estado de São Paulo, responsável por cerca de 50% da produção de cana do país, a expectativa é de uma colheita de 337,9 milhões de toneladas. Já a região Sudeste, como um todo, deve colher 424,5 milhões de toneladas da matéria-prima.
“Quando a Conab projeta 668 milhões de toneladas de cana no Brasil e quase 338 milhões só em São Paulo, não estamos falando apenas de números, mas de escala, de mercado e de responsabilidade. Esse cenário exige crédito estruturado e soluções que cheguem de forma eficiente ao produtor, e é exatamente aí que o Sicoob Paulista atua”, revela o diretor de Negócios da cooperativa, Valter Biazon.
Fotos: Cedidas/Sicoob Paulista
Diretor de Negócios do Sicoob Paulista, Valter Biazon
Evento ocorreu em Araçatuba, nos dias 2 e 3 de outubro
Instituição financeira cooperativa apoia setor sucroenergético