Sicredi e Sincomércio fazem parceria para fortalecimento da economia local 

Iniciativa ofertará crédito com linhas especiais para auxiliar os comerciantes do Sindicato

Empresas & Negócios - DA REDAÇÃO

Data 11/10/2020
Horário 04:10
Legenda: Encontro para a assinatura do convênio, na foto: Paulo Morelli, gerente da agência do Sicredi Prudente Centro, o gerente regional de desenvolvimento do Estado de São Paulo, José Dardosse, o diretor Executivo do Sicredi, Vanderlei Oliveira, o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis, o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes, o vice-presidente do Sincomércio, Edison Hirai, o vice-presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Carlos Muniz Caires e o gerente de pessoa jurídica da agência Prudente Centro, Paulo de Tarso.
Legenda: Encontro para a assinatura do convênio, na foto: Paulo Morelli, gerente da agência do Sicredi Prudente Centro, o gerente regional de desenvolvimento do Estado de São Paulo, José Dardosse, o diretor Executivo do Sicredi, Vanderlei Oliveira, o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis, o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes, o vice-presidente do Sincomércio, Edison Hirai, o vice-presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Carlos Muniz Caires e o gerente de pessoa jurídica da agência Prudente Centro, Paulo de Tarso.

Com o objetivo de ajudar os empresários de Presidente Prudente, o Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) - e o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região) assinaram uma parceria na última semana. A ação ofertará crédito com taxas especiais para os associados do sindicato para incentivar a retomada do comércio. Os empresários de Presidente Prudente terão linhas de crédito especial, com Capital de Giro com prazo de 36 meses e carência de 90 dias, Capital de Giro 13º salário com prazo de 12 meses, financiamento de veículo (90% do bem) com prazo de 60 meses e carência de 90 dias, crédito para construção e reforma com prazo de 48 meses e carência de 90 dias.

Também estão disponíveis Desconto de Recebíveis para cheque e duplicatas com taxa especial para essa parceria e isenção de 180 dias para a máquina de cartão (adquirência).
A ação faz parte do movimento para engajar as pessoas em prol dos negócios regionais, com a campanha “Eu Coopero com a Economia Local”. A iniciativa colaborativa visa o fomento do empreendedorismo e dos pequenos negócios, setor que, em 2019, registrou um aumento de 22% em novas vagas de emprego criadas, em comparação com o ano anterior, segundo o Sebrae. Com a ação, o Sicredi também busca conscientizar os consumidores sobre a necessidade de consumir produtos e serviços regionais, formando uma corrente positiva em prol das microrregiões. 

“O desenvolvimento das cidades onde o Sicredi atua está conectado ao propósito da instituição financeira cooperativa desde a sua fundação, em 1902. Cada vez mais, acreditamos que a ajuda mútua e a solidariedade, tão inerentes ao cooperativismo, são saídas para a retomada da economia e o desenvolvimento da sociedade”, afirma o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes.

O presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis afirma que a ideia da parceria é ajudar o comércio. “Hoje para conseguir crédito nos bancos, exige-se muita burocracia. E isso atrapalha muito o comerciante. E com essa união do Sicredi com o Sincomércio nós temos mais facilidade para ajudar o comerciante que precisa de dinheiro para seu capital de giro. E é isso que temos interesse em fazer, ajudar principalmente o pequeno e o médio empresário”, ressalta.

Condições especiais da parceria

Linhas de crédito

Capital de Giro – taxa especial com prazo de 36 meses e carência de 90 dias.

Capital de giro 13º salário - taxa especial com prazo de 12 meses.

Financiamento de veículo (90% do bem) - taxa especial com prazo de 60 meses e carência de 90 dias.

Crédito para construção e reforma - taxa especial com prazo de 48 meses e carência de 90 dias.

Desconto de Recebíveis

Cheque e duplicatas com taxa especial.

Máquina de cartões

Isenção de mensalidade por 180 dias.

Impacto positivo 

Com atuação pautada pela promoção do ciclo virtuoso, o cooperativismo tem gerado, ao longo dos anos, impacto positivo nos municípios onde atua. A pesquisa Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), demonstra o bom desempenho econômico de 1,4 mil municípios brasileiros que passaram a contar com uma ou mais instituições financeiras cooperativas durante o período analisado no estudo, entre 1994 e 2017. De acordo com o estudo, o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Os empresários em saber mais sobre a parceria podem procurar o Sincomércio ou então o Sicredi.

Dicas para empreendedores 

Integrando o movimento “Eu Coopero com a Economia Local”, o Sicredi lançou o hotsite que serve como fonte de informações e também como ferramenta de apoio para pequenos empresários. Intuitiva e de fácil navegação, a plataforma é um canal de conteúdo que apoia o empreendedor a impulsionar seus negócios com dicas, orientações e até ferramentas que o ajudam na divulgação de seus produtos e serviços no ambiente digital.

Em uma área específica para empreendedores que buscam desenvolver seus negócios, estão disponíveis vídeos gravados por colaboradores do Sicredi que explicam o que são as redes sociais, como criar contas empresariais nessas mídias, dicas de conteúdo, micromarketing, atendimento, fluxo de caixa, negociação com fornecedores e oportunidades de inovação com meios de pagamento digitais. Temas como esses também são abordados em e-books, disponibilizados gratuitamente para download.

Os visitantes do hotsite do movimento “Eu Coopero com a Economia Local” podem ter acesso a um gerador de anúncios digitais com o qual empresários podem criar, de maneira personalizada, cards para Facebook, folhetos e banners, entre outros itens de comunicação online que os ajudam a impulsionar os seus estabelecimentos em ambientes digitais.

Fotos: Divulgação


A assinatura do convênio que irá ajudar os comerciantes locais. Na assinatura o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis, o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes e o vice-presidente do Sincomércio, Edison Hirai


O presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis e o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes


O vice-presidente do Sincomércio, Edison Hirai e o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes.

 

 

Publicidade

Veja também