Sicredi mobiliza associados e colaboradores para ações do "Dia C"

Ações ocorrem no Dia Internacional do Cooperativismo e visam estimular o voluntariado

Empresas & Negócios - DA REDAÇÃO

Data 02/07/2022
Horário 05:00
Foto: Equipe da Superintendência Regional com a secretária de Assistência Social, Clélia Tomazini, presidência e diretoria da cooperativa

Hoje, dia 2 de julho, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, se junta à mobilização do "Dia C" (Dia de Cooperar), uma iniciativa nacional liderada pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), que ocorre sempre no Dia Internacional do Cooperativismo - primeiro sábado de julho -, e que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.
Neste ano, o mote da data é “atitudes simples movem o mundo”; as organizações participantes realizarão ações de responsabilidade social nas comunidades, alinhadas aos princípios do cooperativismo, por meio de iniciativas de voluntariado. “O Dia C é uma data muito especial para o Sicredi, pois mobiliza milhares de pessoas e promove uma série de ações que contribuem para o desenvolvimento local. Queremos fomentar o movimento de voluntariado através da cooperação, do compartilhamento do tempo e do conhecimento das pessoas. Entendemos que, assim, construiremos juntos uma sociedade mais próspera e solidária”, afirma o presidente do Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes.
A iniciativa realizada pela Superintendência Regional do Sicredi Rio Paraná PR/SP em Presidente Prudente foi a doação de 140 peças de roupas, 12 pares de calçados, além da arrecadação interna para compra de 51 mantas de microfibra antialérgicas. A entrega dos materiais ocorreu na última terça-feira, com a presença da secretária municipal de Assistência Social de Presidente Prudente e primeira-dama, Clélia Tomazini. Estiveram presentes também o presidente do Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Bezerra Guedes, o diretor executivo da cooperativa, Vanderlei Gonçalves de Oliveira, o diretor de operações, Bruno Gasparetti Moreira, e a assessora de desenvolvimento do cooperativismo, Clélia Maria Costa Ruiz, além dos demais colaboradores do local.
“A Superintendência do Sicredi Rio Paraná PR/SP é parceira do município há anos, com iniciativas humanitárias aos que mais necessitam”, ressaltou a secretária Clélia Tomazini.
Já as duas agências do Sicredi na cidade realizaram a seguinte ação: fizeram a venda simbólica de ecobags produzidas com reaproveitamento de banners publicitários. A renda foi destinada ao Hospital de Esperança. Ainda é possível participar, basta ir até uma das agências do Sicredi em Prudente e “comprar” sua ecobag. A doação cai diretamente na conta do hospital.
O presidente do Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes, comenta que ambas as ações estão diretamente conectadas com o pacto para o desenvolvimento sustentável. O apoio ao "Dia C" é uma das ações do Sicredi que materializam o seu compromisso com o Pacto Global, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que visa estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade, por meio da adesão a 10 princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção. Ao aderir à iniciativa, em 2020, o Sicredi se comprometeu a contribuir com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), tendo-os como norteadores para o seu desenvolvimento sustentável.
“A ação promovida pela equipe da Superintendência Regional está diretamente ligada aos ODS 3 Saúde e Bem-estar e ao ODS 10 Redução das Desigualdades. Já a ação das ecobags abrange os seguintes objetivos: 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e 13 Ação Contra a Mudança Global do Clima”, esclarece. Os ODS têm o objetivo de engajar organizações do mundo todo em metas como a erradicação da pobreza, o combate à mudança do clima e a preservação dos recursos naturais até 2030.

Divulgação

"Dia C" em 2021

Em 2021, a iniciativa teve como mote a frase “Vem Transformar”. No Sicredi, uma campanha nacional de arrecadação monetária e de alimentos não perecíveis mobilizou mais de 3,8 mil doadores em 330 municípios e arrecadou mais de 1,2 mil toneladas de alimentos, além de R$ 427 mil, que foram arrecadados por meio de doação de valores, beneficiando diretamente mais de 400 mil pessoas. 
No total, as ações do Sicredi no Dia C, no ano passado, envolveram 1.108 ações de cunho social, que
beneficiaram mais de 900 mil pessoas nas comunidades de 672 cidades, envolvendo o apoio de mais de 64 mil voluntários.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2,2 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Fotos: Divulgação


Secretária de Assistência Social de Presidente Prudente, Clélia Tomazini, junto ao presidente do Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes, do diretor de operações, Bruno Moreira, do diretor executivo, Vanderlei Oliveira, e da assessora de desenvolvimento do Cooperativismo, Clelia Ruiz


Ecobags foram produzidas com reaproveitamento de banners publicitários que seriam descartados


Ação ainda continua nas duas agências da cidade

Veja também