SIM apreende 300 kg de carne

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 12/10/2016
Horário 10:20

 


O SIM (Serviço de Inspeção Municipal) apreendeu na segunda-feira cerca de 300 kg de carne de origem clandestina que seriam destinados à fabricação de embutidos, em um estabelecimento na região leste, próximo à área central de Presidente Prudente. O local não tinha autorização para manipulação de alimentos, nem registro de empresa.

Conforme a diretora e médica veterinária do órgão, Maria de Lourdes Mussa, o material apreendido trata-se de restos de carnes, gorduras, sebos provenientes da limpeza de peças bovinas, adquiridas, segundo o dono do local, em outros estabelecimentos. O resto de carne era manipulado sem condições de consumo. "O estabelecimento não tinha autorização para a fabricação de linguiça", diz. Depois de pronto, o produto era vendido por ambulantes.

Jornal O Imparcial Carne clandestina foi condenada pelo serviço de inspeção

Maria de Lourdes explica que a fiscalização ocorreu após denúncias. "Já estivemos lá outras vezes, mas sempre estava fechado. Desta vez, pegamos aberto. O espaço foi um açougue, mas hoje arrendado para este senhor que trabalha sempre de porta fechada, em horários aleatórios, na fabricação de linguiças a base de gordura", relata.

O dono do estabelecimento foi advertido. Ele poderia ter sido autuado, mas como não tem registro da empresa, não pode receber a autuação. Os agentes também aplicaram produtos químicos para impedir que possa ser reaproveitado. "Se ele for flagrado novamente, a pena prevê até detenção, dependendo das circunstâncias em que estiver a carne. É um caso de saúde pública", destaca.

O SIM é vinculado à Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente). A fiscalização é feita diariamente em diversos lugares da cidade, e visa assegurar a qualidade dos alimentos de origem animal.

 

SERVIÇO


Denúncias podem ser feitas à Sedepp, pelo telefone: 3918-4200.

 
Publicidade

Veja também