Símbolo do futebol amador de Prudente, Caetano Peretti completa 54 anos 

Antônio Teixeira, goleiro que participou do 1º jogo do torneio de inauguração do estádio em 27 de outubro de 1968, traz memórias daquele dia 

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 27/10/2022
Horário 21:20
Foto: Arquivo/ Jean Ramalho
Estádio Caetano Peretti continua sendo palco do futebol amador em PP; estádio também recebe os treinos do Grêmio Prudente 
Estádio Caetano Peretti continua sendo palco do futebol amador em PP; estádio também recebe os treinos do Grêmio Prudente 

Há 54 anos, o campo de futebol varzeano da Vila Formosa viria a se tornar o Estádio Municipal de Presidente Prudente, o qual, em 1980, passou a levar o nome de Caetano Peretti, um imigrante italiano que veio para o Brasil no início do século 20 e foi um dos pioneiros de Presidente Prudente.
A inauguração do estádio foi realizada na manhã de 27 de outubro de 1968, um domingo. Em matéria veiculada naquele dia, O Imparcial registrou assim o cenário da época sobre a necessidade da construção de um estádio de futebol: “Há anos o futebol varzeano de Presidente Prudente clamava por um estádio seu, para desenvolver atividades esportivas dentro das mínimas exigências de conforto. Esse estádio finalmente foi construído pelo prefeito Watal Ishibashi, que entendeu a necessidade de amparar o futebol menor de Presidente Prudente”.  
Segundo a matéria deste periódico, em cerimônia realizada às 9h daquele domingo no Paço Municipal, Ishibashi convidou os atletas das 17 equipes que participariam do torneio de inauguração do estádio realizado pela LPF (Liga Prudentina de Futebol) para um desfile até ao campo. “Após a cerimônia, será realizado um torneio com as melhores equipes varzeanas da cidade”. 

Caio Gervazoni/ O Imparcial

Matéria sobre a inauguração do estádio publicada na edição de 27 de outubro de 1968 de O Imparcial

“Isso daí eu vou te dever. Não lembro se passei na Prefeitura ou se fui direto para o estádio”, contaAntônio Teixeira, o Carola, que participou do primeiro jogo do torneio, entre Posto Paschoal Futebol Clube e América do Jardim Paulista. 

Arquivo

Equipe do Posto Paschoal Futebol Clube que disputou 1º jogo do Estádio Caetano Peretti

Carola defendeu as traves do Posto Paschoal naquele torneio e relata que sofreu os dois primeiros gols do estádio. “Fomos derrotados por dois tentos a zero. Ainda tivemos um jogador expulso. Foi a primeira expulsão no estádio também”, conta Carola sob risos. Na época, Antônio Teixeira tinha 19 anos de idade. “[O campo da Vila Foromosa] já era um local tradicional do futebol varzeano. Do que eu tenho de conhecimento, já existia há mais de 15 anos antes da inauguração do estádio. Só tinha os gols e as demarcações do campo”, rememora Carola, que assinou um contrato profissional com o Corinthians de Presidente Prudente tempos depois daquele jogo em que a equipe do Posto Paschoal perdeu por 2 a 0 para o América do Jardim Paulista. 
“Não me lembro quem ganhou aquele torneio. Geralmente, quem perdia ia embora de cabeça quente para casa”, completa. Atualmente, Antônio Teixeira trabalha como porteiro na Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente).

Participou da inauguração

O jornalista Altino Correia também participou da inauguração do Estádio Municipal Caetano Peretti. “Estive presente não só na inauguração, mas também em diversos eventos sociais e esportivos. Me lembro vagamente deste registro esportivo. Lembro que fiz mais a parte solene da inauguração”, recorda o jornalista. 
Naquela solenidade, conforme matéria publicada em O Imparcial, no dia 3 de novembro de 1968, o prefeito Watal Ishibashi fez um discurso aludindo os anseios da população por um estádio municipal. “Desportistas da cidade, vocês queriam um estádio e ele está aí”. 
O jornalista Homero Ferreira relata que a gestão de Watal Ishibashi ficou reconhecida pela construção de espaços esportivos no município. Além do Caetano Peretti, a administração de Ishibashi também promoveu a construção do Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, no Jardim Aviação

Virou TCC

A história do Estádio Municipal Caetano Peretti foi objeto, em 2018, do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) “Discutindo a tática: um videodocumentário sobre o Estádio Municipal Caetano Peretti” do curso de Jornalismo da Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente).
O TCC foi produzido pelos jornalistas Abraão de Farias, Francisco da Silva, Guilherme Gallego e Paulo Taroco, sob a orientação dos professores e jornalistas Roberto Mancuzo e Thaisa Sallum Bacco. O trabalho rendeu a produção de “Além do Gole”, que conta a história dos 50 anos do Estádio Municipal Caetano Peretti. O documentário está disponível no canal da Escola de Comunicação da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=1RFrnApYRiE



 

 

Publicidade

Veja também