Sindrome de Down

WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

COLUNA - WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

Data 01/05/2021
Horário 04:14

Durante a semana, Maracaí vacinou idosos maiores de 63 anos e pessoas com síndrome de Down (com idades de 18 a 59 anos) puderam receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. A cidade é a primeira da região a antecipar a imunização para o público alvo.

INCÊNDIOS EM RANCHARIA 
Rancharia registrou três incêndios na cidade em menos de uma semana, nos dias 23, 25 e 28 de abril. A Semam (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) alerta para a estação seca e o risco de fogo se espalhando nesta época do ano.

PREJUÍZO AMBIENTAL 
No balneário municipal, foram queimados 14,5 hectares na área da entrada. O incêndio começou por volta de 10h de sexta-feira e só foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e equipe de combate a incêndio da Usina Atenas por volta das 18h. Já no Aterro Municipal, outro foco foi registrado, consumindo 500 m² de galhos e outros materiais de descarte.

ATENÇÃO REDOBRADA 
O diretor Matheus Salomão Ludwing faz o alerta: “pedimos à população que evite atear fogo em terrenos, lixo, objetos, pois as faíscas podem ser levadas com o vento e acender outro foco de incêndio. Caso seja observado alguma queimada, comunique os bombeiros”.

FESTA CLANDESTINA 
Na madrugada do último domingo, dia 25, equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Vigilância Sanitária de Paraguaçu Paulista flagraram 60 pessoas na propriedade rural do ex-jogador de futebol do Internacional de Porto Alegre, Marcos Antônio de Lima, conhecido como "Índio".

PM INVESTIGA O CASO  
Por meio de uma nota de esclarecimento, através da assessoria jurídica, o jogador aposentado informou que não sabia sobre a festa clandestina. A polícia informou que o ex-jogador também será intimado para depor e, na nota, ele disse que está à disposição. 

VOLTA ÀS AULAS
Está prevista para a próxima semana, a volta às aulas de forma híbrida em Rancharia. Algumas adequações em diversos setores já começaram, inclusive no Parque Ecológico Ramon Maria Esteves Júnior, onde funciona desde 2016 o Centro de Educação Ambiental.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
Conforme o professor Marco Antônio, a educação ambiental é importante, porque trata questões fundamentais na origem das questões. "Temos visto na prática das crianças, esse resultado tanto na fala, quanto nas atitudes delas”, pontua. 

ADEQUAÇÕES POSSÍVEIS
Em Quatá, o retorno às aulas contará com uniformes e garrafas individuais. A expectativa é que com os professores vacinados contra a Covid-19, as chances de contaminação diminuam. 
 
AQUEÇA QUEM PRECISA 
A Campanha do Agasalho 2021 em Rancharia será diferente neste ano. Em virtude da pandemia, não serão recebidos itens usados. Sendo assim, o enfoque será em mantas e cobertores novos. 

LAVANDERIA ESPORTIVA 
O Departamento de Esportes de Paraguaçu Paulista entregou, nesta semana, a conclusão da lavanderia. Com o espaço próprio, a Prefeitura vai economizar com serviços que antes eram executados por empresas terceirizadas. 

ANIVERSÁRIO DE MARACAÍ
Macaraí comemora, hoje, 116 anos com “Live Show”. A transmissão, que contará com o show de Nicolas Nunes, será realizada pela página oficial da Prefeitura no Facebook, ao vivo, às 20h.

PROTEÇÃO ANIMAL
A ONG (organização não governamental) Proteção Animal, de Paraguaçu Paulista, está realizando a Campanha do Abril Laranja, mês da proteção animal, visando alertar para a importância de todos se unirem em prol da causa. 

FIQUE ATENTO! 
A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura, Câmara dos Vereadores, Delegacia de Polícia, Anjos de Quatro Patas e Protetores Voluntários. A campanha atenta para o Disk Denúncia 153. 

Publicidade

Veja também