Sintrapp reivindica 5% de aumento real

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 08/03/2016
Horário 10:23
 

Servidores municipais de Presidente Prudente realizaram, ontem, um "apitaço" em frente à rampa de acesso à Prefeitura. A manifestação foi organizada pelo Sintrapp (Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Prudente) e teve como objetivo reivindicar que o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), informe o percentual de reajuste salarial que dará aos trabalhadores neste ano. Conforme a presidente do sindicato, Ana Lúcia de Mattos Flores, os servidores querem um encontro com o chefe do Executivo para reivindicar a aplicação de 5% de aumento real sobre a inflação acumulada do período (entre 2015 e 2016).

O protesto, abordado pelos integrantes como "pacífico", ocorreu das 10h às 14h. Além das reivindicações feitas de fronte à Prefeitura, onde os participantes pontuaram suas demandas em cartazes, faixas e usaram apitos para chamar a atenção da sociedade, os servidores ainda agendaram um encontro com os vereadores. A conversa ocorreria também na noite de ontem durante a sessão ordinária da casa de leis.

Jornal O Imparcial "Apitaço" foi realizado ontem por membros do Sintrapp em frente à Prefeitura de Prudente

Ressaltando a intenção do ato, Ana Lúcia diz que foi uma forma de intensificar o pedido para que o prefeito informe para os funcionários públicos municipais o índice estabelecido para o reajuste salarial. "Queremos um posicionamento do gestor da Prefeitura", reforça.

 

Participantes

Para os participantes, a manifestação é um ato em prol da categoria, que busca os direitos do servidor. Os presentes lembraram ainda que o evento foi marcado em um período o qual permitia que os trabalhadores comparecessem sem prejudicar os atendimentos nas repartições públicas, ficando certa a participação no horário de intervalo e almoço dos funcionários.

A diretora educacional Ana Cecília Nogueira lembra que a categoria deve ser valorizada e buscar, de forma pacífica, o que lhe é concedido por direito. "Estamos reivindicando algo que é nosso", salienta. Esta mesma visão é compartilhada pela professora aposentada Shirlene Domingos Pereira. Ela lembra que o reajuste deve ser "um valor correto", em cima da inflação do momento.

 

Em análise

A Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) esclarece que a questão do reajuste segue em análise pelos responsáveis e o prefeito. Pontua que a data-base da categoria é 1º de março e que as porcentagens levam em conta a inflação e arrecadação municipal. Sobre a manifestação, a pasta acredita que o ato seja mais uma "briga sindical" interna, em que alguns servidores estão "descontentes com a atuação do sindicato". Por isso, segundo a Secom, "resolveram propagar a ação". Já a presidente sindical diz que tal colocação "não procede" e que o Sintrapp atende todos os servidores que solicitam orientação e que o "apitaço é uma forma de pedir um posicionamento efetivo do Executivo a respeito".
Publicidade

Veja também