Sipat inicia com palestra sobre meio ambiente

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Unificada 2013 segue até sexta-feira no auditório do Senai, em Prudente

PRUDENTE - Ynaiê Botelho

Data 20/08/2013
Horário 08:05
 

 

Teve início na manhã de ontem a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) Unificada 2013, no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Presidente Prudente. A abertura oficial do evento contou com a apresentação do maestro da Orquestra Municipal de Viola, de Prudente, Anselmo Ferreira da Silva, que tocou o Hino Nacional na viola caipira. A primeira palestra da semana foi ministrada pelo vice-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Nelson Roberto Bugalho, que discorreu sobre "Meio ambiente: problemas fundamentais nas cidades e no campo". A programação gratuita e aberta ao público segue até o dia 23 de agosto.

Jornal O Imparcial Sipat de empresas parcerias teve início na manhã de ontem, no auditório do Senai

Conforme Bugalho, o objetivo da palestra foi difundir conceitos atrelados às questões ambientais para a formação de uma nova ética para a empresa e para o trabalhador. "O espaço para tratar de assuntos como esse na Sipat é interessante, porque traz um maior envolvimento das pessoas. O conhecimento incorporado e a integração se fazem presentes em ações como essa", completa.

O tema desta edição é "Prevenção: vamos curtir e compartilhar essa ideia", e reúne, além de O Imparcial, a Caiado Pneus, Caiado Fiat, Bebidas Funada e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Para garantir o lado social, as empresas envolvidas arrecadam alimentos não perecíveis, que serão doados para o Lar Santa Filomena.

Representando a Caiado Fiat e a Caiado Pneus, Ricardo Amêndola reforça a importância da conscientização. "Antes da prevenção, é preciso informação. No entanto, a informação quando não compartilhada não causa transformação. A Sipat reforça essa divisão de aprendizado", constata.

A supervisora de Recursos Humanos da empresa Funada, Íris Paschoalleto, afirma que durante todo ano realizam palestras e incentivam a preocupação com a segurança nas atividades diárias. "Na Sipat tentamos concretizar essa preocupação e incluí-la na vida pessoal e profissional de nossos funcionários", ressalta. O superintendente regional da Sabesp, Antero Moreira França Júnior, comenta que a empresa foi uma das primeiras a levar a iniciativa adiante. "O jornal incorporou, e ao longo dos anos outras empresas aderiram à semana. A Sipat passou a ser um evento muito importante para a divulgação de novos investimentos e conteúdo para proteção", acredita.

Durante a abertura, a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) de O Imparcial, Vânia Nilva Ferreira, acrescentou que a Sipat Unificada faz parte da criação de uma cultura que dissemina a ideia de prevenção e que, por meio de palestras ministradas por profissionais de alto nível, garantem menor impacto no orçamento previdenciário das empresas e asseguram a qualidade de vida dos trabalhadores.

 

Programação


As atividades continuam hoje, com a palestra do infectologista André Luiz Pirajá da Silva, que explana sobre "DST: doenças sazonais". Na quarta-feira, a palestra "Motociclista" é com o instrutor de cursos de educação e técnicas no trânsito do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Luciano Cenedese.

Na quinta-feira, o tema discutido será "A importância do uso dos EPIs ", de responsabilidade do técnico de Segurança do Trabalho, Odair da Silva Cavalcanti. Para fechar o ciclo de palestras, na sexta-feira, o professor de Educação Física, Paulo Cezar da Costa Leite, que também é fisioterapeuta e fisiologista, explanará sobre "Pilares de uma vida saudável". Excepcionalmente nesta data, o evento inicia às 14h. Haverá ainda sorteio de vários brindes e apresentação de hip hop.

Publicidade

Veja também