Sistemas integrados de produção são difundidos em SP, MS e PR

Cristiano Machado

Rede ILPF tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030

COLUNA - Cristiano Machado

Data 18/08/2022
Horário 06:30
Foto: Rede ILPF

Sete cidades dos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul receberam, entre os dias 12 e 18 de agosto, uma etapa da Caravana ILPF. Foram desenvolvidas atividades abertas ao público e para grupos específicos sobre sistemas de ILPF (Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta).
Presidente Prudente, no oeste paulista, recebeu o 4º Encontro de ILPF. Na ocasião, houve a assinatura do termo de intenção sobre a parceria da Rede ILPF e o governo de São Paulo, para um projeto futuro de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Estado. “Nosso trabalho é o de difundir os sistemas nas diversas regiões produtoras do país, prospectar novos parceiros e apoiadores para promovermos cada vez mais uma agropecuária sustentável no Brasil”, afirmou Isabel Ferreira, diretora executiva da Rede ILPF.
O pesquisador da Embrapa, José Pezzopane, da Embrapa Pecuária Sudeste, falou sobre as potencialidades da ILPF para o oeste paulista e o supervisor da Fazenda Campina, Juliano Roberto da Silva, mostrou os benefícios da ILPF na fazenda que ele administra.

A programação
A abertura oficial da Caravana ILPF foi em Maringá (PR), na sede da Cocamar, com representantes das Associadas da Rede ILPF e teve os sistemas de integração no noroeste paranaense, como foco do debate.
“Entre os objetivos da Caravana temos o de ampliar a área de ILPF no país e levantar diagnósticos regionais, por isso ações como essas são tão relevantes para coleta de dados, com eles entendemos os desafios e aptidões de cada região, além da troca de experiência que momentos como esses proporcionam”, afirmou Renato Watanabe, presidente do Conselho Gestor da Rede ILPF e gerente executivo da Cocamar.

No Paraná
Em Jardim Olinda (PR), foi realizado o dia de campo na Fazenda Flor Roxa. O evento foi aberto ao público e teve mais de 80 participantes entre técnicos, produtores rurais e empresas do setor agropecuário.
O pesquisador Alvadi Antônio Balbinot Junior, da Embrapa Soja, ministrou a palestra sobre Qualidade do solo em Sistema Integração Lavoura-Pecuária no arenito Caiuá e na sequência a família Vellini, proprietária da fazenda Flor Roxa, falou sobre o caso de sucesso com ILPF. César Vellini, produtor rural, implantou o sistema em 2006 e disse que de lá para cá só colhe benefícios. A esposa dele, Márcia Vellini, afirmou que a ILPF literalmente foi a salvação da lavoura.

No Mato Grosso do Sul
Já em Santa Rita do Rio Pardo  (MS), na Fazenda Santa Vergínia, com gado de corte, de 30 mil hectares de área e com um modelo consolidado de IPF. Em Nova Andradina (MS), os palestrantes Júlio César Salton, da Embrapa Agropecuária Oeste, apresentou o tema Integração Lavoura-Pecuária em solos arenosos – Sistema São Mateus; e a professora Rienne Queiroz (IFMS) falou sobre Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: desafios para o MS.
Em Dourados (MS), houve a oficina Adopt para um grupo de técnicos. Além de entenderem sobre a ferramenta de diagnóstico agropecuário, os participantes também visitaram a fazenda experimental da Empraba Agropecuária Oeste, a ação foi conduzida pelo pesquisador Julio Salton.
Durante a noite foi a vez do painel de debates sobre ILPF e o mercado de carbono, na sede do sindicato rural de Campo Grande (MS). O evento foi híbrido: presencial e com transmissão ao vivo.

Oficinas Adopt, Agrotag, GeoABC
Foram três oficinas das ferramentas de diagnóstico agropecuário, oferecidas para técnicos da área com o objetivo de facilitar a identificação de necessidades de melhoria no campo, coletar dados e oferecer suporte para a adoção dos sistemas de integração. Os pesquisadores da Embrapa, Inácio de Barros, Marcelo Muller, Ladislau Skorupa e Patrick Kuchler, coordenaram os trabalhos.

Caravana ILPF
A Caravana ILPF é uma realização da Rede ILPF e empresas, com o objetivo de difundir e ampliar a área ILPF no Brasil, além de realizar diagnósticos regionais sobre os sistemas de Integração nas diversas regiões produtoras do país. 
A expedição técnica e científica (Caravana ILPF), composta por pesquisadores da Embrapa e técnicos de diversas empresas ligadas ao agronegócio, irá percorrer mais de dez Estados brasileiros, até 2023.

Próxima Etapa
A próxima etapa está prevista para novembro na região Nordeste.

ILPF no Brasil
A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios socioambientais e econômicos.

Metas
Segundo estimativas da Rede ILPF para a safra 2020/2021, a área ocupada com os sistemas ILPF no Brasil corresponde a 17,4 milhões de hectares. A Rede ILPF tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030. (Da assessoria de comunicação da Rede ILPF)

Fotos - Rede ILPF

Publicidade

Veja também