Sitiante de PP é multado após provocar queima de áreas de pastagem e mata com fogos de artifício

Polícia Militar Ambiental se dirigiu até propriedade no distrito de Montalvão para verificar foco de queimada captado por satélite do programa SP Sem Fogo

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 23/07/2025
Horário 08:12
Foto: Polícia Militar Ambiental
Pavio lançado em palha iniciou incêndio, que se alastrou por pasto e atingiu fragmento de mata
Pavio lançado em palha iniciou incêndio, que se alastrou por pasto e atingiu fragmento de mata

O proprietário de um sítio localizado no distrito de Montalvão, em Presidente Prudente, foi multado pela Polícia Militar Ambiental, nesta terça-feira, em R$ 1.988,69. Uma equipe se dirigiu ao imóvel para verificar um foco de queimada captado por satélite do programa SP Sem Fogo e constatou que 0,82107 hectare de pastagem e 0,14153 hectare de vegetação inicial de mata atlântica tinham sido consumidos por chamas. Questionado pelos oficiais, o homem, de 79 anos, confessou que havia soltado fogos de artifício para espantar pombas. Um pavio, no entanto, foi lançado em palha próxima a uma cerca, iniciando um incêndio, que se alastrou pelo pasto e atingiu o fragmento de mata. 

Diante dos fatos, o sitiante recebeu dois autos de infração ambiental por promover ações sem autorização de órgão competente: danificar 0,14153 hectare de vegetação nativa, em estágio inicial, mediante fogo, em área objeto de especial preservação e por fazer uso de fogo em 0,82107 hectare de áreas agropastoris. “A notícia crime será oficiada à Polícia Judiciária local, por ‘in tese’, infringir o artigo 50 da Lei Federal 9.605/98 - Lei de Crimes Ambientais, e o envolvido responderá criminalmente”, ressalta o policiamento ambiental.

Publicidade

Veja também