Sobrevivência financeira

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 05/09/2020
Horário 04:21

A matéria de capa da “Você S/A” de agosto de 2020 aborda o assunto que exige ainda mais atenção no momento que vivemos, trata-se da sobrevivência financeira. Como diz o ditado, “o dinheiro mais fácil de ganhar é aquele você já ganhou”, ou seja, gerenciar o próprio dinheiro e aprender a reduzir custos, ganhar dinheiro extra e criar reservas de emergências é a base para manter as finanças saudáveis, independentemente de quanto se ganha no momento.
Há diversas metodologias no mercado que permitem a gestão adequada das finanças. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tem farto material disponível e cursos que ajudam nestas questões. Outras linhas como a do especialista Gustavo Cerbasi são bem interessantes, pois Cerbasi incentiva a garantir dinheiro para qualidade de vida. Para tanto, define-se uma sequência lógica para determinar o destino do dinheiro durante o mês: 1º) guarda-se uma reserva, 2º) paga-se o essencial (água, luz, etc) e o que sobra 3º) passeios, restaurantes, supérfluos, etc.

Com a gestão financeira adequada, independente de quanto você ganha, é possível criar e manter as finanças saudáveis

Outra opção é a DSOP, trata-se de uma metodologia desenvolvida por Reinaldo Domingos e que está presente em todo território nacional. A sigla significa Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. O interessante deste método é que o planejamento passa pelo sonho e isto motiva a mudar o comportamento. Os sonhos precisam ter data para serem realizados, conhecer o valor para conquistá-lo, quanto tempo precisa pra chegar lá e quanto deve-se economizar por mês. O sonho é dividido em três categorias: curto, médio e longo prazo.
Não existe prosperidade sem equilíbrio financeiro, é preciso de força de vontade e uma metodologia de gestão financeira eficiente. Acima estão algumas delas, contudo, existem outras e você pode escolher aquela que melhor se adequar. Para aqueles que buscam algo personalizado, o ideal é procurar consultores. Com a gestão financeira adequada, independente de quanto você ganha neste momento, é possível criar e manter as finanças saudáveis e em crescimento.



 

Publicidade

Veja também