Sociedade de Medicina convoca doadores de sangue

PRUDENTE - André Esteves

Data 07/07/2016
Horário 09:15
 

 

A Sociedade de Medicina de Presidente Prudente lança, na segunda-feira, a quarta edição da campanha "Doe vida, doe amor, seja um doador", que visa chamar a atenção da população prudentina para o baixo estoque de bolsas de sangue no hemonúcleo anexo à santa casa da cidade durante os meses de julho e agosto. De acordo com a presidente regional da APM (Associação Paulista de Medicina), Marisa Miranda, esta temporada do ano marca o período das férias escolares e a chegada do inverno. "Nesse período, as pessoas costumam viajar ou se recolher em virtude do frio, portanto, ocorre uma diminuição muito grande no número de doações", explica.

Jornal O Imparcial Marisa, presidente da APM

Marisa destaca que o ato compõe o projeto "Sociedade Medicina e Você", que promove ações sociais envolvendo a Casa do Médico e a população. Segundo ela, entre todas as campanhas de doação de sangue desencadeadas por diferentes entidades no ano passado, esta foi a que mais captou voluntários. "Em 2015, foram 1,1 mil bolsas de sangue coletadas. Neste ano, o propósito é manter o otimismo e esperar que a meta seja ultrapassada", expõe. A presidente da associação acredita que o sucesso da campanha seja resultado das várias parcerias fechadas com empresas da região. "Para contribuir, elas enviam ônibus com pessoas interessadas em fazer a doação", acrescenta.

Conforme a coordenadora do hemonúcleo da santa casa, Elaine Negri, graças ao grande número de campanhas realizadas por entidades do município, a unidade está conseguindo manter o estoque de bolsas de sangue dentro do esperado, entretanto, caso as temperaturas voltem a cair em Prudente, a tendência é diminuir. "Em períodos invernosos, as pessoas procuram menos o banco de sangue. Em qualquer época do ano, o ideal é que sejam recebidos, por dia, de 40 a 60 doadores", afirma.

Elaine destaca que cada doador pode ajudar até três pessoas. "Todo o sangue coletado é aproveitado no tratamento de doenças, ferimentos e queimaduras", ressalta. A coordenadora ainda enfatiza que o banco não prioriza nenhum tipo sanguíneo. "O O negativo é o que possui maior urgência, no entanto, todos são importantes. Se pararmos para pensar, quanto mais comum for o tipo sanguíneo, maior será a demanda", aponta.

 

Participação


A campanha de doação de sangue da Sociedade de Medicina segue até o dia 30 de julho. Os interessados em contribuir com a causa devem se dirigir ao hemonúcleo da santa casa, aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto nas quintas, quando o atendimento se estende até às 19h; e aos sábados, das 7h ao meio-dia. Para doar, o indivíduo deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 70 anos, pesar mais de 50 quilos (homens) ou mais de 51 (mulheres), ingerir bastante líquido antes e após a doação, não estar em jejum e nem ingerir alimentos gordurosos nas três horas antecedentes. No momento do ato, é necessário apresentar documento com foto. Feita a contribuição, o doador leva para a casa uma camiseta da campanha como brinde. Para mais informações, o telefone da Casa do Médico é o 3223-3910 e o do hemonúcleo, 3223-3511.

 
Publicidade

Veja também