Solenidade comemora Revolução Constitucionalista

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 09/07/2015
Horário 10:45
 

O dia Nove de Julho de 1932 ainda está vivo na memória dos prudentinos. Oitenta e três anos se passaram desde a Revolução Constitucionalista, porém, o momento se eternizou e todos os anos a data é comemorada como um marco histórico. E entre todas as homenagens brasileiras, Presidente Prudente celebra hoje, por meio de um evento, às 9h, na praça que leva o nome da data, o 83º aniversário da Revolução Constitucionalista.

A solenidade contará com a presença de familiares dos ex-combatentes da nregião que lutaram na revolução, policiais militares, atiradores do Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiros Guayporé e Monte Carmelo, participação do Coral e Grupo de Flautas do Projeto de Educação Integral Cidadescola, da Banda Regimental de Música do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior-8) e demais autoridades civis e militares.

Jornal O Imparcial A partir das 9h, solenidade contará com a presença de familiares dos ex-combatentes

Esta é uma iniciativa do 18º BPM/I (18º Batalhão de Polícia Militar do Interior) e da Prefeitura de Prudente. Na ocasião serão entregues medalhas de valor militar aos policiais militares que se destacaram na instituição. Além do encerramento, que contará com desfile militar e de viaturas de diversas modalidades de policiamento: Força Tática, Rocam (policiamento com motos), Canil, Cavalaria, Ronda Escolar, Policiamento Integrado, Radiopatrulhamento, Policiamento Comunitário, Corpo de Bombeiros, Policiamento Ambiental, Policiamento Rodoviário e sobrevoo do Helicóptero Águia.

 

História

Para o historiador Francisco Maia Neto, na data presta-se um  tributo às vítimas desta luta armada, que ceifou centenas de paulistas, inclusive da região. "O nome da Praça Nove de Julho é uma homenagem ao movimento, bem como aos diversos prudentinos participantes desta revolução, uma vez que, desta região participaram diversos voluntários", lembra.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Polícia Militar, a data relembra a formação do batalhão formado na cidade e que combateu as ideologias da revolução, que "foi comandada pelo coronel Miguel Brisola de Oliveira, seguiu para a cidade de Ourinhos, onde defendeu, às margens do Rio Paranapanema, a invasão das forças ditatoriais", relata.

 

Revolução Constitucionalista

Foi um movimento armado encabeçado pelas lideranças do Estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas que, em 3 de novembro de 1930, na condição de candidato a presidente, derrotado pelo paulista Júlio Prestes, por meio de um golpe, assumira o governo federal, eliminando o poder político até então, em poder dos paulistas.

 

Presidente Venceslau


A celebração ao 83º Aniversário da Revolução começou ontem, em solenidade realizada pelo 42º BPM/I (42º Batalhão de Polícia Militar do Interior), em Presidente Venceslau. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades civis e militares, familiares de combatentes da Revolução de 32, parte do efetivo do batalhão, veteranos e integrantes da população venceslauense. As homenagens foram encerradas no monumento ao Soldado Constitucionalista, na Travessa Tenente Osvaldo Barbosa, onde foi depositado um arranjo de flores.
Publicidade

Veja também