Solenidade de Todos os Santos

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 06/11/2022
Horário 04:05

A Solenidade de Todos os Santos quer nos lembrar que todos nós somos chamados a ser santos em nosso dia a dia, mesmo que não sejamos canonizados pela Igreja. Temos que viver a santidade todos os dias. E como pôr em prática essa santidade? Dando passos de conversão e construindo o Reino de Deus aqui na Terra, praticando a justiça, a caridade e o amor ao próximo. A partir do nosso batismo, somos lavados do pecado original e pertencemos a Deus e, a partir disso, convidados a viver a santidade no dia a dia.  Hoje a Igreja volta o seu olhar para a Igreja celeste e pede àqueles que nos precederam para interceder por nós e que um dia possamos contemplar a face de Cristo, do mesmo modo que esses santos contemplam. Nessa Eucaristia, elevemos as nossas preces a Deus pedindo que os seus santos roguem por nós. Que a alegria dos santos e santas de Deus contagie a todos nós e nos inspire. Cada um tem o seu santo de devoção, então, na Eucaristia de hoje, peça que Ele e todos os outros santos e santas de Deus intercedam pela humanidade. O Evangelho desse domingo é de Mateus (Mt 5,1-12a). É o tradicional texto conhecido como as bem-aventuranças, pois o caminho para a santidade é viver as bem-aventuranças. Todo santo é bem-aventurado e nós somos convidados a viver as bem-aventuranças nos dias que passamos aqui na terra, para que ao final dos tempos, possamos escutar Jesus dizer para nós: “Vinde benditos de meu Pai”.  O cristão católico é aquele que é chamado a dar a outra face, ou seja, nunca revidar um mal que fizeram contra ele. Ter um coração puro e um espírito livre para amar e servir a Deus e ao próximo. O cristão católico nunca revida o mal que fizeram contra ele, pelo contrário, reza por seus perseguidores, para que eles mudem de conduta e possam ser salvos.  O caminho para a santidade é rezar sempre e pedir as luzes do Espírito Santo para que possamos viver a nossa vida pautada no amor, justiça, paz, ética e perdão. Semeemos a paz! O mundo já está cheio de ódio e somente o amor e a fraternidade conduzirão para um caminho de paz. Alegremo-nos e exultemos, pois será grande a nossa recompensa no céu.  Coloquemos Deus como prioridade em nossa vida, deixemos as outras coisas para depois e coloquemos Deus em primeiro plano. Não levaremos nada dessa vida, mas se formos capazes de amar e servir a Deus aqui na terra, levaremos Ele em nosso coração. Sejamos “pobres de espírito”, como nos diz Jesus no evangelho de hoje, pois sendo pobres de espírito, seremos livres para amar e servir aos nossos, a Deus e aos irmãos.  Celebremos com alegria essa solenidade de Todos os Santos e peçamos ao Espírito Santo que nos auxilie no caminho para a santidade. Amém. (Autor: Dom Leomar Antônio Brustolin - arcebispo de Santa Maria (RS). (Fonte: https://www.cnbb.org.br).

MINI SERMÃO:
Solenidade de todos os santos (Mt 5,1-12a)

Certamente você e eu ficaríamos alegres se Jesus quisesse se hospedar em nossa casa. Ou não? Houve quem não se alegrou por Jesus visitar a casa de um pecador. Como se Aquele que deu nome as constelações não soubesse todos os pecados de Zaqueu. A Salvação nunca é por merecimento, mas sempre por graça divina. Se você está perdido faça como Zaqueu: receba Jesus em sua casa! (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau
- Missas -
Sábado: às 18h - Capela Nossa Senhora Aparecida e às 19h30 - Igreja Matriz;     
Domingo: às 7h - Capela São Judas Tadeu, às 8h30 - Capela Nosso Senhor do Bonfim, às 10h - Igreja Matriz, às 17h - Capela Santa Edwiges e às 19h - Igreja Matriz

MENSAGEM DO PAPA:
A palavra do Senhor ressuscitado e vivo indica-nos, também a nós hoje, o caminho para alcançar a verdadeira felicidade, a vereda que conduz para o céu. Trata-se de um caminho difícil de compreender, porque vai contra a corrente; contudo, o Senhor diz-nos que quem percorre esta estrada é feliz, mais cedo ou mais tarde será feliz. Estimados irmãos e irmãs, esta é a vereda da santidade, que é o mesmo caminho da felicidade. Foi esta a estrada percorrida por Jesus, aliás, Ele mesmo é este Caminho: que o percorre com Ele e passa através dele, entra na vida, na vida eterna. Peçamos ao Senhor a graça de ser pessoas simples e humildes, a graça de saber chorar, a graça de ser mansos, a graça de labutar pela justiça e pela paz, mas acima de tudo a graça de nos deixarmos perdoar por Deus, para assim nos tornarmos instrumentos da sua misericórdia.(Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2015

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @eu_rafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Publicidade

Veja também