Solenidade homenageia ex-combatentes de 1932

De acordo com o chefe de gabinete da Prefeitura, Feiz Abbud, durante a cerimônia serão prestadas homenagens aos familiares dos soldados constitucionalistas.

PRUDENTE - Ynaiê Botelho

Data 07/07/2013
Horário 11:42
 

A Prefeitura de Presidente Prudente realiza dia 9 de julho, feriado da Revolução Constitucionalista  de 1932, o desfile cívico com a participação da corporação da Polícia Militar, carros do Corpo de Bombeiros, integrantes do Grupo de Escoteiros,  atiradores do Tiro de Guerra e membros do Lions Clube. O evento começa às 9h e é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antonio Sandoval Netto. A solenidade ocorrerá nas proximidades da base da Polícia Militar, ao lado da Praça Nove de Julho e, segundo a organização, a expectativa é de reunir cerca de mil pessoas.

De acordo com o chefe de gabinete da Prefeitura, Feiz Abbud, durante a cerimônia serão prestadas homenagens aos familiares dos soldados constitucionalistas. "A homenagem contará também com a apresentação do Coral dos Servidores Municipais da Prefeitura de Prudente e distribuição de mini bandeiras do Brasil para as crianças e cópias dos hinos Nacional e de Prudente", relata.

Além do desfile, haverá condecorações do batalhão para os militares que mais se destacaram. São aguardadas autoridades municipais e ainda o neto do Coronel Adalberto Goulart, um farmacêutico que se incorporou ao Batalhão comandado por Brizola, e que fez parte da Revolução de 1932.

Abbud acredita que a participação da comunidade durante esse tipo de evento reforça o cumprimento da civilidade. "Reverenciar nossos heróis revolucionários é um ato cívico e como em todo ato, contamos com a presença da população", reforça.

 

Um pouco de história

O historiador Ronaldo Macedo relata que a data comemora o início da chamada Revolução Constitucionalista. "A revolução foi uma junção partidária contra a ditadura de Getúlio Vargas. E consistia em uma nova constituição para o País. Outros partidos estavam surgindo e queriam participar também da vida partidária do Brasil", destaca.

Conforme ele, a ideia inicial incluía várias partes do País como Minas Gerais (MG), Paraná (PR) e Mato Grosso do Sul (MS). Entretanto, apenas o Estado de São Paulo se movimentou. "Houve uma mobilização geral do Estado inteiro, as pessoas foram pras ruas e depois, virou a revolução. Havia produção de armamento, uniformes, equipamentos militares, mas isso era pouco, tendo em vista que era um País inteiro voltado contra o Estado", explica.

Macedo relata que São Paulo era, até então, o Estado mais produtivo e industrializado e, por isso, queria assumir o controle da situação e lutava por um espaço na participação política do País. As lutas resultaram na criação de uma nova Constituição Federal, em 1943. "O povo buscava pela redemocratização do País e por trás disso havia a intenção da participação política. Isso funcionou até certo ponto, porque em 1937 houve o fechamento do Estado Novo e a ditadura permaneceu até 1945", menciona.

 

Prudentinos

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, os prudentinos também deixaram seus nomes inscritos na história da Revolução de 32, junto aos inúmeros outros de todo o Estado de São Paulo, lembrados pela bravura e firmeza na defesa de seus ideais. Entre eles se destacam o tenente Nicolau Maffei, tenente Casemiro Dias de Almeida, major Felício Tarabay e doutor José Foz. Estes emprestaram seus nomes às ruas da área central e o movimento deu nome a uma das principais praças de Prudente: a Nove de Julho. No local, um monumento foi levantado para relembrar o feito heróico.

 

Exposição

Como parte das celebrações da data, o Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antonio Sandoval Netto realiza, de 9 de julho a 2 de agosto, a "Mostra: 1932 – Presidente Prudente na Guerra Paulista".a exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 8h às 17h. Já aos domingos e feriados, das
Publicidade

Veja também