Solidários: vamos abastecer os estoques de sangue!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 31/05/2022
Horário 04:55

Muito embora a importância da doação de sangue, e sua crucialidade para salvar vidas, sejam de conhecimento da grande maioria das pessoas, é de praxe que a quantidade de doadores se reduza expressivamente em determinados períodos do ano. Um desses momentos difíceis para os bancos de sangue ocorre com a queda das temperaturas. Como mostrado por este diário, os estoques seguem em estado crítico em Presidente Prudente. Portanto, solidários, se puderem doar sangue nesse período, não pensem duas vezes.
O frio realmente desmotiva as pessoas a saírem de casa, mesmo que seja somente por 40 minutos, que é o tempo médio que o procedimento leva para ser concluído. O desconforto de enfrentar as baixas temperaturas até pode ser deixado de lado, em prol do próximo. Complicado mesmo é quando a doação não é realizada por questão de doenças, como a gripe, cujos casos se elevam exponencialmente nesta época do ano. Desta forma, caso não esteja doente, seja grato e aproveite para fazer sua parte de cidadão. É importante observar que os estoques de sangue de Prudente não atendem somente pacientes da maior cidade regional, mas também moradores dos 45 municípios abrangidos pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde).
Em tempos de Covid-19, é importante observar que quem tem diagnóstico positivo ou suspeito para a doença deve aguardar 10 dias após a recuperação completa. Assintomáticos com teste positivo, por sua vez, estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste. Pessoas que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptas a doar após o término do tempo de indicação de isolamento. Em caso de contato com casos positivos, a doação de sangue poderá ser feita após sete dias do último contato.
Já quem se imunizou com a vacina contra a Covid-19 da Coronavac deve aguardar 48h para que realize a sua doação de sangue, e aqueles que receberam a Astrazeneca, Pfizer e Janssen a recomendação é esperar sete dias. 
Além dos casos de urgência e emergência, como acidentes automobilísticos, a doação de sangue é vital para diversos tratamentos, como os direcionados a pessoas com anemia, câncer, entre outros. Voltamos a ressaltar que o procedimento só pode ser concretizado com a disponibilidade dos doadores. Portanto, vamos nos unir para ajudar a quem precisa!

Veja também