Sonhar sempre é preciso!

OPINIÃO - Dennis Luiz Gomes Pereira

Data 16/03/2023
Horário 05:00

“É necessário sempre acreditar que o sonho é possível, que o céu é o limite e você, truta, é imbatível”. Esse é um trecho da canção “A Vida é um Desafio” de Racionais MC´s, um dos maiores grupos de rap brasileiro. Uma música que incentiva a mudança e instiga razões para que você não pare. Qual o seu limite? Aonde você quer chegar? Como você quer chegar? Seria o céu um limite já pré-estabelecido pela sociedade ou, quem sabe, pela sua cabeça? 
Se permitir sonhar é começar o seu lado proativo. É impulsionar sua carreira e estar aberto às mudanças que o mercado exige. É sair da zona de conforto macia e cheirosa, literalmente. O momento desse mercado, cada vez mais tecnológico, traz a consciência de que precisa de indivíduos que vão além dos seus limites, que geram novos desafios, de novas qualificações profissionais e que sonham ganhar o mundo. Uma das maneiras efetivas de sonhar mais alto é investir em educação. Transformar a sua vida por meio do conhecimento.
O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), agora em 2023, constatou que serão gerados mais de 400 mil novos postos de trabalho. Porém, por uma falta de qualificação profissional, apenas 1/4 serão preenchidos. Além disso, o relatório Education at a Glance de 2021, da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), no Brasil, aponta que um profissional com ensino superior ganha, em média, mais que o dobro de um profissional que possui somente o ensino médio. 
A palavra sonho para os jovens brasileiros deve ser algo tatuado, no bom sentido, na pele. Despertar o seu lado sonhador é impulsionar uma mudança radical de vida. Começar uma graduação é dar peso e sustentação ao sonho mais inimaginável. É alinhar os estudos com o poder de seus sonhos e construir um novo momento de vida. Mas, será que sonhar custa caro? A resposta todos sabem: Não! 
O sonho de fazer uma graduação não se limita em barreiras altas e inabaláveis. O Prouni (Programa Universidades para todos), o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), as bolsas de estudo com até 80% de desconto e o crédito estudantil interno concretizam os melhores sonhos. Como já dito, sonhar não custa nada. Grande ou pequeno o “valor” será o mesmo. Como diz a música do Racionais MC´s: “Acreditar que sonhar sempre é preciso, é o que mantém os “irmãos” vivos!”.
 

Publicidade

Veja também