Sonhos interrompidos pela pandemia

OPINIÃO - Aline Rodrigues

Data 27/06/2020
Horário 04:15

Quando 2020 iniciou, trouxe com ele inúmeros sonhos a serem realizados: casamentos, aniversários de 15 anos, bodas, chá revelação do sexo do bebê que está sendo gerado e tantas outras celebrações. Mas, de repente, uma circunstância jamais esperada ou desejada “assalta” todo o mundo: a Covid-19.

Um vírus que colocou todos dentro de casa, que fechou comércio, empresas, restaurantes, salões de festas, enfim, tudo! Um ar de medo, pânico, foi instaurado em nosso país. E junto a isso, toda a frustração pela não realização dos sonhos planejados para 2020. A não realização de um sonho gera muita tristeza, frustração e desesperança.

Mas existe uma diferença entre circunstância e escolha, e não sabemos lidar com isso. Geralmente, aquilo que deveria ser tratado como circunstância é visto como escolha e vice-versa. Vamos lá! O que é escolha? Imagine que você planejou a festa de 15 anos. A banda contratada, o salão, buffet, convite, os convidados confirmaram presença e, de repente, você tem uma briga com seus pais, porque engravidou, eles ficaram muito decepcionados e decidiram cancelar a festa. O clima fica horrível e você se sente incompreendida e não amada por sua família. Esta situação é uma circunstância ou escolha? Escolha! Que terá suas consequências. Perceba que essa adolescente fez uma escolha, com esse namorado, e a consequência foi uma gestação. Diante de todo ato escolhido, existe uma consequência que é preciso ser vivida também. O que difere das circunstâncias.

Imagine agora que você que planejou o casamento dos sonhos. Escolheu a data, 2 de maio de 2020, pois era uma data especial para você e seu noivo e o feriado do Dia do Trabalho facilitaria a vinda de todos os parentes distantes. Tudo pronto! Até que em março veio o isolamento social e a proibição de qualquer tipo de festa e aglomeração. Porém, tudo isto foi uma escolha sua? Não! Aconteceu sem que ninguém tivesse planejado ou desejado. É bem este cenário que estamos vendo: fornecedores que são obrigados a remarcar as datas de prestação de serviço e clientes que são obrigados a remarcar suas datas com seus convidados.

Sabemos o quanto é frustrante, afinal, não será mais conforme planejado, mas pode acontecer em uma nova data, basta você querer! Se diante de nossas escolhas precisamos assumir as consequências, o que devemos fazer diante das circunstâncias? Absorvê-las! É isso mesmo!

Neste momento, esta é a nossa circunstância e não devemos ficar lamentando, chorando, com raiva. É necessário absorvermos a situação e nos adaptarmos à nova realidade. Não dá para ficarmos paralisados diante das circunstâncias e não tomarmos nenhuma decisão. Na sua realidade hoje, como você tem vivido diante dos sonhos que foram interrompidos? Como você tem enxergado tudo isto: escolha ou circunstância?

Publicidade

Veja também