SP recomenda redução de 30% de público em eventos e descarta restrições no comércio

Governo paulista informou que cada município possui autonomia para editar regras, de acordo com realidade local

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 12/01/2022
Horário 14:55
Foto: Freepik
Estado recomenda que prefeituras de todo Estado reduzam em 30% a capacidade de público
Estado recomenda que prefeituras de todo Estado reduzam em 30% a capacidade de público

O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira, nova recomendação do governo de São Paulo para enfrentamento da pandemia do coronavírus. Segundo a medida, eventos, shows e atividades esportivas devem seguir medidas rígidas de controle sanitário e é aconselhado que prefeituras de todo Estado reduzam em 30% a capacidade de público nessas situações. Cada município possui autonomia para editar regras de restrição, de acordo com a realidade local.

Não haverá restrições de funcionamento para estabelecimentos dos setores de comércio e serviços.

Eventos em geral devem disponibilizar álcool em geral e exigir o uso de máscaras dos participantes. A recomendação ainda prevê que os organizadores exijam do público a apresentação de comprovante de esquema vacinal completo (com as duas doses da vacina ou uma do imunizante de dose única).

As recomendações foram amparadas em orientação científica do Centro de Contingência do Coronavírus e são necessárias para contenção da evolução das taxas de infecção do coronavírus, provocada especialmente pela variante ômicron, que é considerada mais transmissível.

População em geral

O governo de São Paulo também reforçou as recomendações para que a população em geral mantenha as medidas de segurança sanitária. As indicações são para que as pessoas façam o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, higienização de mãos, além de que completem o esquema vacinal e tomem as doses de reforço.

O coordenador do Centro de Contingência, João Gabbardo, informou que o Estado registrou aumento de 58% das internações em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de 99% nas enfermarias, nas duas últimas semanas. Apesar do número de pacientes em unidades de tratamento intensivo ser duas vezes menor do que o registrado no começo de 2021, os dados atuais mostram aceleração das internações.

Publicidade

Veja também