Spart pede doações para homenagem à artista

Com as contribuições, feitas pela internet, entidade quer editar livro e fazer uma exposição, alusivas a Takeo Sawada

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 30/08/2015
Horário 08:14
 

O Spart Cultural de Presidente Prudente lança na internet um projeto para a edição de um livro e uma exposição de aquarelas, haiku e tanka, em homenagem ao artista visual e poeta Takeo Sawada. O objetivo é arrecadar R$ 14 mil para viabilizar sua concretização. O link para contribuir com esta ação, que iniciou no dia 28 de julho e encerra em 26 de outubro, é https://www.vakinha.com.br/vaquinha/livro-e-exposicao-para-o-artista-visual-e-poeta-takeo-sawada, onde também pode ser acompanhado o andamento da arrecadação.

Jornal O Imparcial Takeo Sawada faleceu em maio de 2004

De acordo com Carmo Malacrida, diretora do Spart Cultural, a obra é um sonho antigo do artista e dela, desde que Sawada faleceu, em 2004, mas os custos não permitiram sua concretização, que ela espera conseguir agora através de doações no site.

"Era um sonho que ele acalentava e as aquarelas, os haikus e tankas, que fazem parte do livro, foram selecionados pelo próprio artista. Esperamos realizar este sonho com a ajuda de todos! Desde já agradecemos as contribuições. No lançamento, todos os colaboradores ganharão um postal com uma reprodução dele e quem colaborou com R$ 100 ou mais receberá um livro", expõe.

Malacrida ressalta que a ideia do livro surgiu alguns meses antes do acidente que vitimou Sawada, quando estavam na fase de escolhas das poesias e das aquarelas.

"Qualquer pessoa pode contribuir com o valor que puder. Basta entrar no site e digitar Takeo Sawada na busca. As contribuições podem ser feitas com cartão de crédito ou boleto bancário. Entre 2004 e 2010, tentamos realizá-lo, conversamos com órgãos públicos, particulares, mas não obtivemos êxito. Há algum tempo atrás, vi uma reportagem sobre este sistema do Vakinha, e na hora pensei que poderia ser um caminho", ressalta.

Malacrida comenta que hoje existem muitos espetáculos teatrais, filmes, livros e exposições realizadas neste sistema. "De repente você não pode bancar um projeto todo, mas pode colaborar com uma pequena parcela para ele ser realizado. Pode ser parte responsável pela arte e cultura do país", salienta.

 

Detalhes

Com relação ao livro, serão editados 1000 exemplares, no tamanho fechado 21,0 x 21,0 centímetros (cm), com 60 páginas no tamanho 21,0 x 21,0 cm em papel couché fosco 170 g/m², impressos a 4 x 4 cores. A tradução das poesias para o português foi feita pelas professoras de japonês, Helena Shimazaki e Yoko Kashimoto.

Assim como o livro, ainda sem data para ser realizada, pois dependem do sucesso da vaquinha, a mostra será realizada no Spart Cultural com aquarelas do artista, trabalhos de seus alunos, e terá a duração de 30 dias.

"O Sawada era um artista muito querido em nossa cidade. Ele ministrou aulas de arte para crianças na Acae de 1973 até 2000. Ele tem muitos ex-alunos que tenho certeza que gostarão de colaborar neste projeto para homenagear o sensei. Se todos colaborarem com um pouquinho, conseguiremos", frisa.

 

O artista

Takeo Sawada nasceu em 10 de junho de 1917, na província de Ibaraki no Japão. Chegou ao Brasil em 1933, aos 16 anos de idade, acompanhado de seu tio Toshiro Sawada, na época, comerciante em Rancharia. Chegando por aqui, foi trabalhar nas lavouras de Sadame Oyama, amigo de seu tio, em Lagoa Seca, dedicou-se mais tarde à plantação de algodão como arrendatário.

Com toda sua sensibilidade, o que mais lhe chamou a atenção ao chegar no país foi um magnífico Flamboyant que o deixou maravilhado e do qual nunca esqueceu e o imortalizou em um belíssimo haikai. "Na infindável viagem, floresce vermelho o Flamboyant". Seis anos após sua chegada se casou com Tiyo, filha de um amigo de seu pai, com quem teve cinco filhos. Foi sitiante no bairro do Guarujá em Pirapozinho, cultivando algodão com a colaboração de meeiros. Nesta época, liderou a campanha para a construção de uma escola, a primeira construída no bairro.

Nos anos 60, veio para Presidente Prudente, se dedicando ao ensino da língua japonesa até a década de 70. Em 73, fundou na Acae o curso de pintura infantil.

Desde criança, dedicou-se à arte. Ainda no Japão, participou de duas exposições: uma em 1929 e outra em 1931. Na primeira, Exposição Nacional de Pintura Infantil, a qual foi visitada pelo imperador Hiroito, recebeu com apenas 12 anos de idade o Prêmio Imperial do governador da Província.

A partir de 1971, participou de salões e exposições em todo o Brasil, tendo recebido vários prêmios. Além de artista visual e arte-educador, foi um grande poeta, escrevia haiku e tanka. Desde os 10 anos, até a sua morte, o artista escrevia todos os dias, sem exceção, em seu diário. Em 2004, recebeu, in memorian, por seus poemas, o prêmio 6th Hoshi To Mori International Tanka Contest, no Japão. A última homenagem prestada ao artista foi em São Paulo, em agosto de 2008, na comemoração dos 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, quando recebeu o diploma de honra ao mérito Kasato Maru, pelos relevantes serviços prestados à causa da imigração japonesa.

Takeo Sawada faleceu no dia 18 de maio de 2004, vítima de um acidente de carro.
Publicidade

Veja também