Startup Weekend premia 3 ideias inovadoras em PP

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/05/2017
Horário 11:10
 

Depois de 54 horas de empreendedorismo puro, chegou ao fim, na noite de domingo, na Fundação Educacional Vicente Furlanetto, o 1º Startup Weekend de Presidente Prudente. Depois de apresentar ideias, montar equipes, preencher o canvas e validar o projeto, chegou a hora mais aguardada do evento: o pitch, que nada mais é que vender a proposta da startup à banca avaliadora em 3 minutos e em outros 3 responder as dúvidas do júri.

Jornal O Imparcial Vencedora propôs tecnologia para monitorar estresse de plantas

Somando a apresentação do pitch à proposta da startup, a grande vencedora da noite foi a StresScan, que apresentou soluções de baixo custo para monitoramento de estresse em plantas. "Experiência muito boa. Comecei do zero, pois não tinha conhecimento nenhum, até por não ser da área, mas eu tinha vontade e a ideia. Juntamos uma equipe com encaixe e tudo fluiu, o conhecimento de cada um complementou o do outro. Foi um evento sensacional", disse Gustavo Saraiva, idealizador da startup.

Ainda entre as campeãs aparecem a Web Ecology, que visa analisar dados ambientais, e a Do Campo à Mesa, que objetiva permitir que os consumidores tenham acesso a alimentos do campo. Já a startup BeCycle, que é um aplicativo de consumo compartilhado de bikes, ganhou menção honrosa.

Um dos coordenadores do evento, Luis Isique, afirmou que o Startup Weekend superou as expectativas tanto da organização quanto dos participantes.

O secretário da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Marcus Alessi, revelou que a organização esperava uma média de 60 participantes, que foi o número de inscritos na edição de Bauru. Entretanto, afirmou que todos ficaram surpresos quando a edição de Prudente registrou 125 participações.

"O sucesso se deve à qualidade dos participantes e projetos, e também dos mentores, que foram as pessoas que auxiliaram as equipes a desenvolver bons projetos e aprimorar os planos de negócios. Destaque também aos jurados , que são especialistas", frisou. Alessi disse ainda que todos que trabalharam e participaram do Startup Weekend são vistos como usuários potenciais do futuro coworking do Centro de Inovação, o Inova Prudente. "Vamos convidar todos a voltarem em setembro para apresentarem outros projetos e poderem trabalhar no local", concluiu.

 

Conheça as startups

Além das vencedoras, outras ideais foram apresentadas. Foram elas: Boteco da Vez, que é uma rede de compartilhamento de ofertas; Petlovers, que visa promover interação de pessoas que tenham amor por seus pets; Run 4 Money, um aplicativo que oferece benefícios por metas alcançadas em exercícios; FutNow, uma rede social para atletas amadores de futebol; Me empresta aí, um aplicativo no qual os usuários podem emprestar roupas para pessoas interessadas; e Info Travel, no qual o usuário teria acesso a experiências de viagens relatadas por outras pessoas através de geolocalização.

Todos os participantes ganharam 12 meses de participação no programa de pré-residência da Intepp (Incubadora Tecnológica de Prudente), além de 30h de capacitação em plano de negócios. Todos ganharam ainda um voucher com desconto de R$ 200 na inscrição no Fórum de Negócios Business Flight, que será promovido pela FGV.

 
Publicidade

Veja também