Startup Weekend reúne 112 pessoas em busca tecnologia e inovação

Por meio da elaboração e desenvolvimento de novos modelos de negócios, edição especial contou com foco no público feminino

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 21/05/2018
Horário 09:40
Jose Reis - Oficina especial Inova Kids foi dedicada às crianças de 6 a 13 anos com aulas de ciências, robótica e tecnologia
Jose Reis - Oficina especial Inova Kids foi dedicada às crianças de 6 a 13 anos com aulas de ciências, robótica e tecnologia

O barulho tomava conta do ambiente. Diante da concentração de pessoas focadas no trabalho, 112 participantes desenvolviam projetos voltados para a inovação e desenvolvimento de novos modelos de negócios. Nas dependências da Fundação Inova Prudente, teve continuidade na manhã de ontem a 3ª edição do Startup Weekend, que teve início na sexta-feira. A edição, voltada 75% para o público feminino, ocorreu pela primeira vez com programações especiais, como a realização de uma oficina destinada aos filhos das participantes.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da organização, os inscritos foram divididos em 12 grupos pelas categorias designers, programadores e negócios, onde tiveram a oportunidade de apresentar as ideias e formar equipes para que estas fossem colocadas em prática. Após esta tarefa, foram apresentadas aos mentores e jurados que avaliaram as características de cada uma delas, selecionando as mais inovadoras.

Conforme explica Rogério Alessi, secretário municipal de Tecnologia da Informação e responsável pela implantação da Inova Prudente, o encontro entre os participantes possibilita que haja uma troca de experiências e, por meio de uma ideia, a oportunidade de validar um negócio para que ele seja algo inovador na sociedade, seja por meio de aplicativo, sistema ou site.

Diante das longas mesas que tomavam conta da entrada da fundação, foi possível observar que grande parte dos participantes inscritos eram jovens. Para o titular da pasta, isso ocorre pelo fato de que “infelizmente, os universitários de hoje sabem das dificuldades em conseguir emprego” e por meio da inovação, espera ser possível que estes se sintam incentivados e “criem o próprio emprego”.

Com o intuito de promover o empreendedorismo com um toque feminino, Adiene Mitidiero, líder da organização do evento, afirma que é importante focar neste público porque tem observado as dificuldades da representação feminina em carreiras ligadas à tecnologia, ciências, engenharia e matemática. Quando as mulheres adentram em grandes corporações, Adiene acredita que “as empresas se tornam mais lucrativas pelo fato de trazerem diversidade, sendo que isso possibilita melhores ideias e projetos”.

Concentrada na conversa com a equipe de trabalho, a estudante Nathalia da Silva, 23 anos, diz que resolveu participar do projeto devido uma ideia inovadora que teve há algum tempo: criar um aplicativo de celular para facilitar a busca por cuidadoras em última hora. A estudante explica que a tecnologia seria voltada para que as famílias que precisam deixar crianças, idosos ou pessoas deficientes com algum cuidador, o que diante “de um clique” chamaria o serviço instantaneamente.

A administradora Janaína Peroto, 32 anos, é integrante do grupo de Nathalia e acrescenta que é necessário que a inovação esteja presente no cotidiano das pessoas, porque “ela é válida para o crescimento de qualquer ramo de atuação”. Moradora de Prudente há dois anos, ela conta que trabalha com gestão de pessoas e tem o costume de aplicar a inovação para o recrutamento de seleção de candidatos, por exemplo. Conforme a assessoria de imprensa, o evento finaliza hoje com a eleição do melhor projeto elaborado. O vencedor não recebe quantia em dinheiro, mas cursos profissionalizantes para que deem andamento nos projetos.

 

Oficina especial

A terceira edição do Startup Weekend trouxe uma novidade a Prudente. Por meio do Inova Kids, a organização reservou um espaço destinado a uma oficina para crianças de 6 a 13 anos. Com atividades de ciências, robótica, tecnologia e cinema, os pequenos puderam aprender na prática aquilo que muitas vezes só ouviram falar.

A reportagem acompanhou por alguns minutos a aula de química ministrada por três professoras. Dentre elas, a estudante Bárbara Maria de Barros, 21 anos, pode compartilhar com as crianças o aprendizado que adquire no curso universitário, o que contribui também para o seu crescimento profissional. “O contato das crianças com a matéria possibilita que a curiosidade seja despertada, e quem sabe não surjam profissões neste ramo”, finaliza.

Publicidade

Veja também