Startups da região podem se inscrever em programa de aceleração do Sebrae

Participantes receberão ajuda gratuita para validar seus modelos de negócios; prazo vai até 13 de setembro

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 11/09/2020
Horário 15:35
Reprodução - Inscrições podem ser feitas no site até o dia 14 de setembro
Reprodução - Inscrições podem ser feitas no site até o dia 14 de setembro

Três meses de workshops, mentoria e conexão com o ecossistema de startups. Esse é o Startup SP, programa gratuito de aceleração do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que está com inscrições abertas até o dia 13 de setembro, na região de Presidente Prudente. Dez startups serão selecionadas para o programa que terá a parceria da Fundação Inova Prudente. Inscrições no site startup.sebraesp.com.br.

Este 8° Ciclo do Startup SP será entregue totalmente digitalizado, e é voltado para o desenvolvimento de startups digitais em estágio de validação do modelo de negócio. Os selecionados vão participar de workshops, StartTALK's (meetups) e sessões de Design Sprint e terão ainda todo o acompanhamento do negócio por meio de mentorias com especialistas do Sebrae-SP e também mentorias com parceiros, de acordo com as necessidades atuais da startup.

"O Startup SP já acelerou mais de 600 startups em todo o Estado. É a primeira vez que o programa vem para a região de Prudente e será uma excelente oportunidade para os empreendedores que estão buscando suporte no desenvolvimento de seus negócios. A parceria com a Fundação Inova Prudente fortalece ainda mais o ecossistema de inovação e traz mentores e mais conhecimento ao programa", afirma o gerente regional do Sebrae em Prudente, José Carlos Cavalcante.

“Cultivamos uma rede de parceiros muito grande, que, combinada com nossa rede de especialistas, resulta em uma equipe que realmente ajuda na validação do modelo de negócios e na aceleração da startup”, completa o gestor estadual do programa, Fabio Zoppi Barrionuevo.

De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o nível de inovação fez diferença na dimensão do impacto causado pela pandemia do novo coronavírus. Enquanto 87% dos pequenos negócios convencionais registraram queda de faturamento, as perdas foram menos significativas entre as startups, onde 68% delas apontaram perda de receita.

“O número crescente de pessoas querendo empreender, principalmente no meio digital, reforça a necessidade de programas voltados para os negócios inovadores. E as startups estão enfrentando melhor a crise e precisam de apoio para evoluir”, afirma Zoppi.

Seleção

Para se inscrever no programa, a startup precisa ser digital, estar em fase de validação e ter iniciado o desenvolvimento de um MVP (do inglês Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) ou estar em fase de testes. A equipe deve ter duas pessoas, no mínimo, sendo que pelo menos uma delas tenha 100% do seu tempo dedicado ao negócio.

Depois das inscrições, uma banca avaliadora vai selecionar 20 startups, que participarão de uma banca de pitch para apresentar sua solução. Os critérios de seleção incluem uma avaliação do empreendedor e da equipe, do potencial de mercado e da solução proposta. As dez melhores serão selecionadas para o programa de três meses.

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