O Grêmio Prudente voltou a vencer o São José no fim de semana pelo Campeonato Paulista Sub-17. Duas partidas e duas vitórias. No sábado, o time prudentino levou a melhor, com placar de 2 a 1, e garantiu a vaga nas quartas de final do torneio. Os gols foram marcados por Raul (lateral-direito) e Jovino (atacante).
No primeiro jogo, o Carcará já havia superado o time de São José dos Campos por 3 a 0. No placar agregado: 5 a 1. Nas quartas de final, o time enfrenta o Red Bull Bragantino em dois jogos. O jogo de ida será no dia 25 deste mês, em Atibaia, e a volta está marcada para o dia 1º de novembro, provavelmente em Assis, no Estádio Municipal Antônio Vianna Silva, Tonhão. O Estádio Paulo Constantino, Prudentão, estará passando por reforma até dezembro, informou o técnico Guilherme de Freitas.
Segundo o técnico do sub-17 do Carcará, Guilherme Freitas, a partida contra o São José apresentou grande dificuldade, conforme já era previsto. “A equipe do São José, que se classificou para esta fase com mérito, demonstrou um adversário técnico, com jogadores talentosos individualmente e coletivamente. Prevíamos que adotariam uma postura ofensiva desde o início, buscando reverter a desvantagem”.
Mas, de acordo com Guilherme, a estratégia do Grêmio Prudente consistiu em resistir à pressão, analisar a disposição tática do adversário e identificar suas tentativas de surpreender.
“Concluímos esta fase com sucesso. Após um período de equilíbrio, finalizamos o primeiro tempo em vantagem, com o placar de 1 a 0. No segundo tempo, após um breve desequilíbrio inicial que resultou no empate, reagimos prontamente e marcamos o segundo gol, estabelecendo a vitória em 2 a 1”, contou.
Apesar da expulsão de um jogador (Raul), ele ressalta que o time manteve um bom desempenho tático e físico em condições climáticas adversas, em um jogo disputado e tenso. “Alcançamos a vitória, que era o nosso objetivo, independentemente da vantagem obtida no jogo anterior em São José. Conseguimos, assim, alcançar o objetivo de vencer e garantir a classificação, o que nos coloca entre os oito melhores do campeonato estadual, um feito significativo para o clube”.
Guilherme frisou que apesar do time ter apresentado um desempenho notável no primeiro tempo, demonstrando concentração e foco, uma ligeira desatenção no início do segundo tempo resultou no gol do adversário.
“Existem alguns aspectos que devem ser aprimorados. Em jogos eliminatórios, reconhecemos a importância de minimizar os erros. Acredito que essa desatenção tenha sido o único deslize da partida. No entanto, essa experiência é valiosa para o nosso desenvolvimento e para a formação dos atletas. Jogos eliminatórios são intensos, exigindo grande capacidade mental e concentração. E foi justamente em um momento de menor atenção que sofremos o gol”.
O técnico disse ainda que é fundamental aprimorar a eficácia nas finalizações. “Mesmo com um jogador a menos no final da partida, criamos diversas oportunidades claras de ampliar o placar, as quais não conseguimos converter em gols. Portanto, é preciso ajustar esses detalhes e manter a atenção redobrada aos pormenores que podem fazer a diferença em uma partida”.
O Red Bull Bragantino, próximo adversário do Grêmio Prudente, segundo Guilherme, é uma equipe de grande reconhecimento, com presença constante na Série A do Campeonato Brasileiro. Sua participação em competições internacionais, como a Libertadores e a Copa Sul-Americana, demonstra sua competitividade.
“A base do clube acompanha essa trajetória de sucesso, revelando jovens talentos anualmente e conquistando títulos em torneios internacionais. A qualidade da equipe é evidente, e pude acompanhar algumas de suas partidas. No último Campeonato Brasileiro, considerado de alto nível, o Red Bull Bragantino garantiu a classificação em quarto lugar, avançando na competição até ser superado pelo Grêmio, finalista do torneio. Trata-se de um time com grande velocidade e organização tática”.
O técnico afirma que é um privilégio para enfrentar uma equipe com a estrutura e a grandeza do Red Bull Bragantino. “Teremos duas semanas de preparação para o próximo confronto, tempo que dedicaremos a aprimorar nosso desempenho e buscar uma atuação competitiva. Nosso objetivo é apresentar um bom jogo e, quem sabe, alcançar uma posição entre os quatro primeiros”.
Em relação à preparação, Guilherme disse entender a importância de dar continuidade ao trabalho que tem desenvolvido.
“Concedemos dois dias de folga aos jogadores e, com a ausência de jogos no próximo sábado, teremos duas semanas para nos preparar. Nosso objetivo é manter a consistência, intensificar o trabalho e manter a confiança da equipe em alta. Continuaremos a preparação de forma dedicada, com foco e intensidade. Aproveitaremos essas duas semanas para analisar minuciosamente a equipe do Bragantino, buscando neutralizar seus pontos fortes e identificar oportunidades para explorar em suas estratégias de jogo. Almejamos realizar duas partidas de alto nível para alcançar a semifinal pela primeira vez”.
Ele ressalta que nesta fase, as regras permanecem as mesmas da fase anterior. Em caso de resultados iguais, a decisão será nos pênaltis. “A única vantagem que podemos considerar é a possibilidade de decidir em casa, visto que finalizamos a fase anterior à frente do adversário na classificação geral. Contudo, não há outras vantagens; o primeiro jogo será em Atibaia e o segundo, provavelmente, em Assis. A vantagem, portanto, reside na oportunidade de decidir em casa”.
Em caso de empate nos resultados, segundo Guilherme, a decisão será nos pênaltis. “No entanto, trabalharemos para alcançar a classificação, seja no tempo regulamentar ou na disputa de pênaltis, e nossa equipe estará preparada para buscar a vitória e avançar nesta fase”.