Sucesso, palhaço Perico agora ganha os quadrinhos

No dia 23, Robertt Moretto lançou a 1ª edição da revista desse personagem que, por onde passa, conquista crianças e adultos; em breve, ele virará também desenho no YouTube

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 28/03/2024
Horário 08:00
Foto: Cedida
Famosinho, Perico agora virou personagem de HQ!
Famosinho, Perico agora virou personagem de HQ!

No último sábado, dia 23, o ator e bombeiro Robertt Moretto levou para o Centro Cultural Matarazzo, de Presidente Prudente, o espetáculo "O Perico". Na mesma noite, aproveitou para mostrar ao público uma grande novidade: lançou a revista em quadrinhos "O Perico"!  

Melhor direção monólogo, melhor espetáculo júri popular, melhor espetáculo monólogo e melhor figurino no Festar 2021, em uma incrível saga, no espetáculo, Perico demonstra as mais incríveis e surreais técnicas bombeirísticas, desde a extinção de incêndio, remendos de machucados, manobras de ressuscitação, até as mais altas técnicas de pajelança e salvamento de animais. Mas, para isso, talvez, ele precisará de um grande ajudante. Para tanto, Perico apresenta toda a maestria necessária para ser um grande palhaço bombeiro... Ou seria um bombeiro palhaço?

Robertt diz que a primeira edição da HQ "O Perico" se baseia no espetáculo teatral "O Perico", que teve sua centelha despertada após uma vivência no Fliv 2019 (Festival Literário de Votuporanga), onde houve uma tempestade (chuva intensa, acrescida de ventos que chegaram a 80 km/hora), em que ele e seus companheiros da Cia Aliteatro tiveram que interromper as atividades de interação e receptivo ofertado às crianças que ali estavam, alunos da rede pública e privada de ensino. 

Mais novidade vem aí

Diante daquela tempestade, a outra formação de Robertt como bombeiro militar se fez necessária para garantir a segurança das crianças, e de todos ali presentes naquele momento, que juntamente com os bombeiros civis, seguranças e artistas do município obteve êxito. Tendo experenciado tal situação, isto o inquietou e incitou na análise destas duas figuras a qual tem total apreço e admiração, o bombeiro e o palhaço.

“ESSA É SÓ A PRIMEIRA EDIÇÃO E PARA COMEÇAR TINHA QUE SER SOBRE ONDE TUDO COMEÇOU. AS PRÓXIMAS EDIÇÕES TERÃO NOVAS HISTÓRIAS QUE O PÚBLICO NÃO CONHECE AINDA"
Robertt Moretto

“Essa é só a primeira edição e, para começar, tinha que ser sobre onde tudo começou. As próximas edições terão novas histórias que o público não conhece ainda. Nos próximos meses o Perico será um desenho no YouTube sobre o segundo espetáculo que é Perico no Trânsito’", adianta Robertt Moretto, o ator bombeiro...ou vice-versa.

Um personagem completa o outro

Robertt destaca que ao longo do tempo, percebemos que os seres humanos necessitam de algumas figuras que transcendem as suas qualidades humanas, caracterizando assim até como uma figura mística. Deste modo, pensando nas figuras modernas e que ainda tem alguns resquícios de mitologia implícita, a grande figura que se revela no imaginário social e coletivo é o bombeiro. O indivíduo que combate incêndios, salva pessoas, que em tragédias tem toda a maestria das técnicas de resgate. Ou seja, enquanto todos rumam em uma direção para se salvar, o bombeiro é o único que se coloca na direção do sinistro, para salvar aqueles que ficaram para trás. 

Porém, ao mesmo tempo em que este grande ser, antes de qualquer qualidade, possui uma traço em comum com todos os outros, o ser humano, desta forma, utilizando-se da linguagem do palhaço que dentre as representações teatrais ao longo de toda a história da civilização, é a figura mais onírica e humana, dispondo de uma sensibilidade inimaginável para se expressar, contar e recriar qualquer história, aproximando-se também do imaginário social e coletivo. 

“Partindo destas grandes figuras, onde o bombeiro é o herói inato e o palhaço sempre vulnerável e sensível a tudo que o cerca, surgiu a necessidade de se contar a história de uma figura heroica através do olhar peculiar, criativo e extremamente lúdico que somente o palhaço detém”, frisa ele.

Ficha Técnica

Revista O Perico
Roteiro: Eu Robertt Moretto e Luís Souza 
Edição: Robertt Moretto
Ilustração: Caroline Aoki Akiyama
Colorista: Jacqueline Midori

SAIBA MAIS
As revistas são encontradas nas redes sociais @o_perico_ e www.operico.com.br e também diretamente com Robertt Moretto. Em Presidente Prudente, para quem quiser adquirir a revista, ele faz a entrega pessoalmente para as pessoas e por correio.

Instagram

Robertt é um super bombeiro que dá vida a um divertido palhaço que leva alegria a todo lugar

Publicidade

Veja também