SUCOS: goles de natureza

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 23/10/2019
Horário 06:10

Deliciosas combinações de frutas com hortaliças “enganam” quem não gosta de vegetais e fornecem doses bem saborosas de saúde.
Que tal misturar cenoura com maçã e laranja? Ou, então, abacaxi e erva-cidreira? Outra possibilidade: laranja com beterraba e cenoura.
Se você não é muito fã de hortaliças, aposte nessas misturas e acredite, ficam saborosas e podem ser uma alternativa para consumir os nutrientes que acabam ficando de fora da sua alimentação do dia a dia.
Quando se mistura mais de uma fruta, além das verduras, aumenta a quantidade de vitaminas e minerais. Cada alimento tem suas propriedades e, quando há combinações, existe um equilíbrio: o que um determinado alimento não tem, o outro complementa.
As misturas nos sucos são uma forma de ampliar a ingestão desses grupos alimentares, já que temos um padrão baixo de consumo de frutas e hortaliças.
Uma boa dica é complementar a combinação com ingredientes como aveia, linhaça, gergelim, etc.

CONSUMA SUCOS DE MANEIRA SAUDÁVEL

  • Tente não coar a mistura.
  • Apenas o suco não substitui uma refeição. Procure complementá-la com pão integral com queijo branco ou outros grupos de alimentos.
  • Com as misturas, os sucos ganham colorações vibrantes que atraem, inclusive, as crianças.
  • É possível combinar frutas, legumes, verduras e até chás.
  • Prefira as frutas da estação: mais suculentas e com mais vitaminas.
  • Utilize pouca água.
  • No verão, os sucos auxiliam na hidratação do corpo, mas os 2 litros de água por dia devem ser consumidos também – os sucos são complementares.
  • Quando possível, utilize também as cascas das frutas, depois de fazer a higienização completa.
  • Evite usar açúcar ou adoçante.
  • O ideal é que o suco seja consumido na hora em que é preparado. Se quiser guardar para mais tarde, mantenha-o em um recipiente fechado e escuro, porque a luz e o oxigênio aceleram a perda de vitaminas.

NUTRIÇÃO
Principais vitaminas e minerais que fortalecem a nossa imunidade

Vitamina A: Pode ser encontrada em alimentos de origem animal como leite e ovos, vegetais folhosos como brócolis e couve e os vegetais com a coloração amarela como cenoura e abóbora.

Vitamina C: Os principais alimentos fonte de vitamina C são: Frutas como abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju e morango. Legumes e verduras: pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, tomate, brotos de verduras, agrião e alface.

Vitamina E: Os principais alimentos considerados fonte de vitamina E são: óleos vegetais (soja, amendoim, milho, girassol, oliva), nozes, sementes de girassol, kiwi, gérmen de trigo, vegetais de folhas verdes, grãos integrais, peixes e leite de cabra.

Ácido fólico: Encontrado em alimentos como feijão, laranja (200 ml de suco = 75 mcg de ácido fólico), amêndoas, amendoim, lentilhas (1 xícara cozida = 360 mcg de ácido fólico), levedura, cereais, espinafre, brócolis, couve e todos os vegetais verdes (10 folhas de alface = 136 mcg de ácido fólico), soja, milho, avelã, caju, tomate, cogumelos, ovos (1 unidade = 24 mcg de ácido fólico), leite.

Zinco: As principais fontes de alimentos ricos em zinco são ostras, camarão, carnes: bovina, de frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos. Frutas e hortaliças em geral, são pobres em Zinco.

Selênio: O selênio é um mineral com um alto poder antioxidante, facilmente absorvido pelo organismo, encontrado especialmente na noz e em alguns vegetais cultivados em solos ricos em selênio, além da carne de animais que pastaram em solos ricos em selênio.

Além das vitaminas e minerais, existem alguns alimentos que contribuem para fortalecer ainda mais o nosso sistema imunológico, tais como: iogurtes e leite fermentado (tem ação probiótica, onde possuem microorganismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imune), alho (agente antibacteriano), cogumelo shitake (possui uma substância que aumenta as células de defesa do organismo) e gengibre (contribui também para o fortalecimento do sistema imune).
Uma alimentação completa, equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e grãos, nos proporciona nutrientes que fortalecem o nosso sistema imunológico. É bastante simples combater a ação destes agentes, basta manter uma alimentação saudável, colorida e variada, adquirindo então qualidade de vida e mais saúde.

 

 

 

Publicidade

Veja também