SUPERAÇÃO

REGIÃO - BILI INFANTE

Data 05/11/2019
Horário 02:47

O Outubro Rosa já terminou, mas é impossível não falar da belíssima campanha Superação, realizada em Teodoro Sampaio com fotos de guerreiras que estão enfrentando e vencendo o câncer. O ensaio, que emocionou toda a cidade, foi idealizado e produzido pela fotógrafa teodorense Giuliane Góes, com apoio da comunidade local. Nobre iniciativa que merece nosso apoio e nosso aplauso.

PESCA FECHADA

A pesca é uma importante atividade econômica para Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha Paulista e Rosana, municípios banhados pelos grandes rios Paraná e Paranapanema. Com o fechamento da pesca desde 1º de novembro, pescadores artesanais da região se movimentam para garantir o Seguro-Defeso no valor de um salário mínimo, R$ 998. O requerimento do seguro deve ser feito na internet, pelo site ou aplicativo de celular do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No extremo Pontal, os municípios de Teodoro Sampaio e Rosana contam com agências da Previdência Social. Mais informações pelo telefone 135.

TURISMO REGIONAL

Ocorre na terça-feira, na Casa da Cultura do Distrito de Primavera, em Rosana, o 1º Pontur – Encontro de Turismo do Pontal. Organizado por alunos do curso de Turismo da Unesp (Universidade Estadual Paulista),  campus de Rosana, o evento visa apresentar as potencialidades turísticas da região, com foco na promoção e divulgação dos municípios envolvidos. Na opinião da coluna, o turismo, em médio prazo, pode ser a grande mola propulsora do desenvolvimento regional.

DIVIDE OPINIÕES

Desde 30 de outubro, passaram a funcionar em sentido único as ruas Salvador Moreno Munhoz e Odilon Ferreira, em Teodoro Sampaio. Paralelas à Avenida Cuiabá, principal via teodorense, as ruas tiveram alteração de sentido somente na faixa central da cidade, compreendida entre as alamedas Coronel Pires e Manoel Guirado Segura. A Prefeitura alegou estudos de fluidez e segurança no trânsito para implementar a alteração, que divide opiniões entre os munícipes.

VESTIBULAR

Os polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) de Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema e Rosana estão com inscrições abertas para o Vestibular 2020, que oferece vagas de ensino superior gratuitas em diversas áreas. As inscrições podem ser realizadas pelo site da universidade até o dia 14 de novembro e as provas estão previstas para o início de dezembro.

EMPREENDEDORISMO

Ocorre no próximo sábado, 9 de novembro, às 19h, na Praça Francisco Farias, em Mirante do Paranapanema, a 2ª Feira do Pequeno Empreendedor. Realizado pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o evento é direcionado aos alunos da rede municipal de ensino e à comunidade local. Este colunista apoia irrestritamente o ensino do empreendedorismo, sobremaneira para crianças e adolescentes.

BALNEÁRIO DE ROSANA

Com a implantação de recentes melhorias, como a instalação de píer flutuante e ponto de internet sem fio no observatório do Rio Paraná, o Balneário de Rosana tem recebido grande fluxo de turistas de toda região, inclusive dos vizinhos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. É uma boa pedida para os dias quentes desta primavera que mais parece verão. Lá estando, aproveite para fazer o passeio de barco até a deslumbrante Ilha de Jurerê. Vale a pena!

EXPO MIRANTE 2019

Confirmados os shows da Expo Mirante 2019. No palco principal, animam a festa Luiz Henrique e Léo (28/11), Trio Parada Dura (29/11) e Rio Negro e Solimões (30/11). O evento conta também com shows em trios elétricos, onde Grupo Sempre Tem (28/11), Júnior Alcântara (29/11) e Capilé (30/11) prometem agitar o público presente. A entrada é franca e a festa promete ser uma das melhores do ano na região.

PARABÉNS

O belo município de Rosana comemora na data de hoje, 5 de novembro, seu 29º aniversário de emancipação político-administrativa. Nossas felicitações a todos os rosanenses!

Publicidade

Veja também