Superlua é admirada em pontos de Prudente

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 16/11/2016
Horário 08:51


A noite de anteontem foi agraciada com um fenômeno da natureza que só deverá ser superado em meados de 2052. Trata-se da superlua. Em Presidente Prudente, o fenômeno foi observado em pelo menos dois eventos especiais, realizados no Observatório Anwar Damha, da Cidade da Criança, e no Campo de Futebol da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista). No entanto, a superlua pode ser vista de qualquer lugar, quando as nuvens assim deixaram.

Jornal O Imparcial Próxima, com tamanho comparável, ocorrerá de novo apenas em 2034

O fenômeno conhecido como superlua acontece quando a lua cheia ocorre no perigeu, isto é, no ponto em que a órbita do satélite está mais próxima da Terra. De forma geral, astrônomos chamam o fenômeno de lua cheia próxima ao perigeu. O afastamento médio da lua em relação à Terra é de aproximadamente 384 mil km (quilômetros). Na superlua, que ocorreu anteontem, a distância fica em torno de 356 mil km.

O fenômeno de segunda-feira significou a maior superlua desde 1948. Sendo que a próxima, com tamanho comparável, ocorrerá em 2034. Já um evento superior deve ser visto apenas em 2052. A superlua de anteontem foi a segunda de 2016. Ainda haverá uma terceira antes do final do ano. O fenômeno foi um prato cheio para fotógrafos amadores e profissionais. Em Prudente, um dos cliques foi registrado por volta das 22h, na região do Bairro São João, pelo fotógrafo Marcio Oliveira.

 
Publicidade

Veja também